
A rede municipal de saúde de Feira de Santana oferece dois tipos de vacina que protegem contra a meningite: meningocócica C e ACWY. Os imunizantes têm como público-alvo as crianças menores de cinco anos de idade e adolescentes entre 11 e 14 anos.
A meningo C deve ser recebida aos três e cinco meses de vida do bêbe, com um intervalo de 60 dias entre as doses. Ao completar um ano de idade, é a vez da dose de reforço. Da mesma forma, crianças menores de cinco anos que nunca tiveram acesso a esse imunizante também devem receber a dose de reforço meningo C.
Já a vacina ACWY é destinada para o público adolescente, sendo oferecida apenas uma dose para quem está na faixa etária entre 11 e 14 anos. Outro fator interessante é que a vacina pode ser aplicada de forma simultânea com outras.
Conforme os dados da Vigilância Epidemiológica, de janeiro até a quarta semana de abril, 7.608 doses de vacinas contra a meningite foram aplicadas. Elas podem ser encontradas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs).
Para ser vacinado, é preciso levar documento de identificação ou certidão de nascimento e cartão SUS. Além do mais, é válido destacar que a aplicação em menores de 18 anos é feita somente com a presença do responsável.
Leia também: Secretário explica como a meningite impacta a saúde e destaca importância da vacinação
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram