Médicos alertam para os sinais no corpo que não devem ser ignorados

Médicos alertam que sinais do corpo podem indicar doenças graves. Foto: Freepik

Mudanças físicas e comportamentais podem ser indícios de condições sérias de saúde. Especialistas da área médica alertam para cinco sintomas comuns que, embora muitas vezes ignorados, podem estar relacionados a doenças que exigem diagnóstico e tratamento adequados.

Entre os principais sinais estão a perda ou ganho de peso repentino sem causa aparente, o cansaço excessivo mesmo após uma boa noite de sono, e mudanças na pele, como manchas ou feridas que não cicatrizam.

Também merecem atenção as dores frequentes sem explicação e as alterações na visão, audição ou memória.

De acordo com a coordenadora médica do Pronto Socorro do Hospital Santa Rita (HRSC), Daniela Guedes, é preciso observar os sintomas com atenção:

Esses sinais realmente têm possibilidades diagnósticas amplas e podem estar associados a uma variedade de condições, desde causas simples e benignas até doenças mais sérias. Por isso, é fundamental observá-los com atenção.

LEIA TAMBÉM:

Saúde é direito de todos, mas a responsabilidade é compartilhada

“Nevoeiro” na menopausa: quando o cérebro sente a mudança hormonal

UPA de Vitória deve atender 19 mil pacientes por mês

Segundo os especialistas, o corpo humano frequentemente emite alertas que indicam que algo não está funcionando como deveria – e ignorá-los pode atrasar o diagnóstico de doenças como distúrbios hormonais, infecções crônicas, doenças neurológicas, cardiovasculares ou até câncer.

“Tudo aquilo que persiste ou que está agravando com o tempo e que não tem uma melhora espontânea, deve acender um sinal de alarme. Na dúvida, se aquilo pode ser uma coisa simples, procure um médico da sua confiança”, destacou a oncologista do Hospital Santa Rita, Camila Cezana.

Entenda o que cada sinal pode indicar

1. Perda ou ganho de peso sem motivo

Alterações súbitas de peso de forma não intencional, quando não se faz dietas ou exercícios físicos com esta finalidade, precisam ser verificadas.

2. Cansaço contínuo

O esgotamento físico sem causa aparente pode sinalizar desde anemia e apneia do sono até depressão ou síndrome da fadiga crônica. Além disso, quando somado a outros sintomas, o cansaço contínuo pode ser associado a outros diagnósticos.

3. Mudanças na pele

Feridas que não cicatrizam, manchas novas ou alterações em pintas existentes podem ser indícios de doenças dermatológicas ou câncer de pele.

4. Dores sem causa identificada

Dores constantes podem estar relacionadas a inflamações, doenças autoimunes ou musculares, e devem ser avaliadas se persistirem por mais de alguns dias.

5. Alterações sensoriais ou cognitivas

Mudanças repentinas na visão, audição ou memória podem apontar problemas neurológicos, como AVC, tumores ou início de doenças como Alzheimer.

Importância dos exames de rotina

Os médicos consultados pelo Folha Vitória reforçam que, mesmo na ausência de sintomas, os exames de rotina são fundamentais para a detecção precoce de doenças silenciosas.

Consultas regulares permitem que possíveis alterações no organismo sejam identificadas antes que se agravem.

Além disso, adotar hábitos saudáveis contribui para a prevenção de diversos problemas de saúde, como explica Camila Cezana:

“Nós precisamos começar do básico, adotando hábitos saudáveis como dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regularmente e não fazer uso de álcool e tabagismo. Com esses pilares, conseguimos prevenir tanto doenças cardíacas, como infarto e AVC, e também doenças oncológicas”.

Quando procurar um médico?

Se algum dos sinais mencionados for persistente ou interferir na qualidade de vida, a recomendação é buscar avaliação médica o quanto antes. A prevenção e o diagnóstico precoce aumentam consideravelmente as chances de tratamento eficaz.

Se você sente fadiga constante, que nunca melhora, perda ou ganho de peso inexplicadamente, sente formigamentos nos braços e pernas, perda de força, dores de cabeça com frequência, sono não reparador (já acorda cansado) ou qualquer outro sintoma que ainda não foi esclarecido em atendimentos médicos prévios, deve buscar se consultar para melhor elucidação do quadro clínico”, afirmou o reumatologista Sérgio Meireles, do Hospital Santa Rita.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.