
O modo como uma pessoa escreve e se comunica no ambiente de trabalho pode impactar diretamente a carreira dela. Pequenos erros de português passam uma imagem negativa e, em alguns casos, podem impedir promoções ou prejudicar relações profissionais.
Para ajudar a identificar e corrigir esses deslizes, o professor de Língua Portuguesa, Jerry Tononi, pontou os cinco erros mais comuns e deu dicas de como evitá-los.
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1-Concordância verbal e nominal
Erros de concordância ainda são os campeões, inclusive entre profissionais com formação superior. Segundo o professor Jerry, isso acontece, muitas vezes, pela inversão da ordem natural da frase, o que induz ao erro.
“Na concordância verbal, o erro mais grave é a violação da regra básica. Por exemplo: ‘Hoje faltou dois funcionários’. O correto seria: ‘Hoje faltaram dois funcionários’. Isso ocorre porque a ordem inversa da frase (circunstância + verbo + sujeito) confunde, explica o professor.
Já na concordância nominal, além da gramática, é preciso atenção ao sentido da frase. “Por exemplo: ‘Guincho e mecânico gratuito’ dá a entender que só o mecânico é gratuito. O certo seria: ‘Guincho e mecânico gratuitos’, caso ambos sejam gratuitos”, completa.
2-Uso inadequado de pronomes
Trocar a posição dos pronomes é outro erro comum. Frases como “Me avise quando chegar” são inadequadas na norma culta. O correto é “Avise-me quando chegar”. O professor orienta atenção especial em documentos, e-mails e situações formais.
3-Pleonasmo desnecessário
Expressões como subir para cima, entrar para dentro e adiar para depois são exemplos de redundância que devem ser evitadas no ambiente profissional. Os pleonasmos só devem ser usados intencionalmente, como recurso de estilo. No dia a dia, são vícios de linguagem.
4-Confusão entre palavras parecidas
Palavras com grafia ou sonoridade próximas costumam causar confusão, como ratificar (confirmar) e retificar (corrigir).
“Para que não haja confusão, é preciso interesse em evitar o desvio da norma culta. Na dúvida, consulte. As regras existem para serem consultadas, não para serem decoradas”, aconselha.
5-Regência verbal incorreta
Um deslize frequente é esquecer preposições exigidas por determinados verbos. O clássico exemplo assistir o filme deveria ser assistir ao filme.
“Outro caso comum é: ‘Obedeço o professor’. O certo seria ‘Obedeço ao professor’. E atenção ao uso de ‘ir a’ (quem vai a, vai e volta) e ‘ir para’ (quem vai para, vai e fica)”, detalha o professor.
Como aprimorar a linguagem formal no trabalho?
Para quem tem dificuldade com a norma culta, o professor Jerry deixa um conselho:
“Você não precisa aprender tudo hoje; não precisa aprender mais; precisa aprender sempre”.
Ele reforça que o domínio da norma culta influencia diretamente o reconhecimento e crescimento profissional. “Sempre digo: você pode falar e escrever como bem quiser, mas da maneira como se comunica, o mundo saberá com quem está lidando”.
E a influência das redes sociais?
A informalidade das redes e aplicativos de mensagem também afeta o português no ambiente corporativo. “Sim, prejudica. Em situação formal, seja formal; em situação informal, seja informal. Se não houver esse cuidado, os desvios acabarão chegando ao ambiente profissional”, alerta Jerry.
O professor destaca que esse zelo vale para todos, mas quem ocupa posições de liderança ou atendimento precisa redobrar a atenção.
Evidentemente, a preocupação com a norma culta e normal deve ocorrer em qualquer situação hierárquica. Ademais, destaco aqui a importância do domínio do sentido da palavra empregada. Leiam-se com atenção os seguintes exemplos: 1. Mesmo problema = Problema não resolvido. 2. Problema igual = Outro problema com as mesmas características. 3. Possível problema = O problema pode acontecer. 4. Provável problema = O problema tem grande chance de acontecer. 5. Problema eventual = O problema ocorre de vez em quando, afirma.
*Texto sob a supervisão da editora Erika Santos