
Com uma estimativa de mais de um milhão de pessoas, a Romaria dos Homens reuniu, na noite deste sábado (26), uma multidão de fiéis em um caminho marcado pela fé e devoção a Nossa Senhora da Penha.
Neste fim de semana, acontecem as romarias mais aguardadas da Festa da Penha 2025, que será encerrada na segunda-feira (28) com a missa de encerramento e o show do Padre Reginaldo Manzotti na Prainha.
Durante a missa de envio dos romeiros, realizada na Catedral Metropolitana de Vitória, o bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória Dom Andherson Franklin inspirou os fiéis a fortalecerem a fé ao longo da peregrinação.
LEIA TAMBÉM:
- Força da fé: capixaba realiza sonho de ser mãe por intercessão de Nossa Senhora da Penha
- Festa da Penha: fé e devoção marcam início da Romaria dos Homens; veja fotos
- Idoso passa por 7 cirurgias após acidente e família vai à Romaria dos Homens agradecer bênção
Dom Andherson também lembrou o papa Francisco, falecido na última segunda-feira (21). “Colocamos nas mãos de Deus nosso amado papa Francisco, alguém que soube transformar o Evangelho que o acolheu. Que ninguém se sinta excluído do anúncio de Cristo“, afirmou. Milhares de romeiros acompanharam a celebração, expressando sua devoção, agradecendo curas e renovando a fé.
Durante a caminhada rumo ao Parque da Prainha, as manifestações de fé eram emocionantes: pessoas com mobilidade reduzida e cadeirantes seguiam em agradecimento pelas bênçãos recebidas de Nossa Senhora das Alegrias. Moradores do Centro de Vitória jogavam pétalas de flores das janelas, homenageando os devotos.
Veja fotos da caminhada:




No trajeto, os fiéis foram acompanhados por trios elétricos que animavam a romaria com músicas e orações. Os romeiros foram acompanhados pelo bispo auxiliar Andherson Franklin, os frades franciscanos e o guardião do Convento da Penha, frei Gabriel Dellandrea, que fizeram todo o percurso a pé.
A procissão saiu da Catedral Metropolitana pela Rua José Marcelino, acessou a Rua São Francisco e passou sob o Viaduto Caramuru. Seguiu pelo Parque Moscoso, via Avenida Cleto Nunes, e continuou pela Avenida Marcos de Azevedo, próximo ao Hospital Santa Casa de Misericórdia. Depois, atravessou a Vila Rubim pela Avenida Duarte Lemos e passou pela Avenida Nair de Azevedo, em frente à Ponte Seca.
Ao chegar à Segunda Ponte, os romeiros seguiram em direção a Vila Velha. Já no município canela-verde, o percurso continuou pelas avenidas Carlos Lindenberg, Jerônimo Monteiro, Champagnat, pela Rua Antônio Ataíde e, por fim, alcançou o Parque da Prainha.
Na chegada ao palco da Prainha, se apresentava o Coral ArcelorMittal, embelezando o fim da caminhada dos fiéis. Na sequência, o arcebispo de Vitória Dom Ângelo Mezzari celebrou a missa de encerramento da Romaria dos Homens, acompanhada pelos romeiros que percorreram os 14km de trajeto da Catedral até os pés do Convento da Penha.
Realizada há 70 anos, a Romaria dos Homens é um dos momentos mais tradicionais da Festa da Penha e reúne mais de um milhão de pessoas, segundo a organização. As celebrações em homenagem a Nossa Senhora da Penha são as mais antigas do país. A Festa da Penha é hoje a terceira maior festividade mariana do Brasil.
*Com informações da Assessoria da Festa da Penha