Espetáculo de música, poesia e dança estreia no Ibura e passará por periferias da zona norte do Recife (PE)

A arte feita por pessoas pretas e periféricas será protagonista do espetáculo Revinda, que estreia neste sábado (26), no bairro do Ibura, zona sul do Recife. Criada pela artista Rebeca Gondim, a apresentação une música, poesia e dança para abordar as lutas e celebrações da população periférica, apresentando a história de uma mãe negra que perde um filho, vítima da violência policial. O evento tem início às 17h30, na Praça da UR-6, com acesso gratuito e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

A proposta do espetáculo é envolver sempre artistas dos bairros em que ocorre a encenação. Na apresentação deste sábado, participam os artistas Lua Maria e Pajé IB. Ao longo do mês de maio a Revinda passa pelos bairros do Morro da Conceição (dia 3), Água Fria (10), Alto Santa Terezinha (17), Bomba do Hemetério (24) e Beberibe (31). A montagem é a ampliação da performance Terezinha, inspirada na história real de Tereza Maria da Conceição, moradora do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro (RJ).

Leia: Caixa Cultural promove festival de cultura afro-brasileira e indígena para crianças no Recife

Festival de cinema anima as noites de Surubim, no Agreste pernambucano

Revinda significa “regresso ao ponto de partida”, marcando também o retorno da artista ao formato do teatro de rua, após os anos de pandemia da Covid-19. “Cada bairro é um reencontro, um corpo que dança e se reconecta com seu povo”, avalia Rebeca Gondim. A peça também celebra a força coletiva e traz para o palco o seu irmão Filipe Gondim, que também assina o trabalho visual do espetáculo. A trilha sonora é assinada por Léo Bulhões, em parceria com Pajé IB e Lua Maria.

O Revinda é realizado com recursos públicos obtidos junto ao Governo de Pernambuco, via Funcultura; e junto à Prefeitura do Recife, através da Polícia Nacional Aldir Blanc.

Leia também: No Sertão pernambucano, povo Pankararu pede que o rio São Francisco seja considerado sujeito de direitos

Nove pernambucanos pediram urgência de anistia para envolvidos na tentativa de golpe; saiba quem são

Adicionar aos favoritos o Link permanente.