Criança de 6 anos é entubada após ser picada por escorpião em Votorantim


Acidente com o animal ocorreu na madrugada de domingo (28). Estado de saúde da criança é estável, segundo a família. Local onde criança foi picada por escorpiões, em Votorantim (SP), tem presença constante do animal
Arquivo Pessoal
Uma criança de 6 anos está entubada no Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), após ser picada por escorpião em Votorantim (SP). O acidente com o animal ocorreu na madrugada de domingo (28).
Larissa Flausino de Oliveira, tia da criança, conta que a sobrinha estava dormindo e acordou chorando com dor no pé, dizendo que havia batido. “O pai dela foi arrumar o irmão de dois anos que estava no mesmo colchão quando o escorpião saiu de cima do bebê”, conta ela.
O escorpião chegou a subir no braço do pai da criança. Ela foi levada para para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jataí. De lá, a criança foi encaminhada para o Hospital Regional, onde foi sedada e entubada.
Ainda de acordo com a tia, o estado da criança era estável nesta terça-feira (30).
Além da criança, um menino de 12 anos, que mora na mesma rua, também foi picado, chegou a ir para o PA de Jataí, em Votorantim, e transferido para o Regional no mesmo dia, mas horas depois, foi liberado.
A Secretaria de Saúde de Votorantim informou que tem ciência dos dois casos. “As duas crianças foram picadas por escorpião, receberam atendimento no sistema municipal de saúde e posteriormente foram transferidas para o Conjunto Hospitalar de Sorocaba”, afirma.
De acordo com a Prefeitura de Votorantim, o endereço que a família mora – Jardim Serrano – está com casos frequentes de escorpiões. Somente na segunda-feira (29) e na terça-feira (30), 10 animais foram localizados.
Em 2022 foram 30 casos de picadas por escorpião na cidade. No ano passado o número aumentou para 33.
Morte em Sorocaba
No dia 13 de janeiro, uma criança de um ano morreu depois de ser picada por um escorpião, no Parque Esmeralda, na zona norte de Sorocaba. Segundo a Vigilância Epidemiológica, o ataque foi dentro da casa da família enquanto a criança brincava.
Segundo o Conjunto Hospitalar de Sorocaba (CHS), a criança deu entrada no pronto-socorro do hospital com sinais de cianose e em parada cardíaca. A vítima chegou a ser intubada, mas não resistiu.
Em todo o estado, o número de acidente com escorpiões aumentou em 2023. Foram mais de 46 mil casos e sete pessoas morreram. Em Sorocaba, os ataques também cresceram no ano passado. Em 2024, foram duas notificações.
Veja mais notícias da região em g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.