Preview Jeep Commander 2025 | SUV muda para seguir imbatível

Preview Jeep Commander 2025 | SUV muda para seguir imbatívelPaulo Amaral

Líder do segmento dos D-SUVs no Brasil (SUVs grandes), o Jeep Commander tem tudo para se distanciar ainda mais da concorrência com a chegada da linha 2025. Inclusive por conta dos preços, que estão entre R$ 15,6 mil e R$ 40,7 mil mais baixos que os atuais.

A reportagem do Canaltech viajou até Punta del Este, no Uruguai, a convite da Stellantis, para conhecer a linha 2025 do Commander e, de quebra, ter a primeira experiência ao volante da versão que tem o maior número de novidades para apresentar, incluindo o inédito motor Hurricane 2.0 turbo.

Tive a oportunidade de acelerar o Jeep Commander Blackhawk em um test-drive que misturou trechos urbanos, recheados de radares de velocidade, com intermináveis retas em rodovias mais afastadas das áreas centrais, sem fiscalização e, portanto, convidativas para uma ou outra acelerada mais forte.

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Apesar de ser mais pesado que o Compass, que também recebeu o novo propulsor na linha 2025 (1.504 kg x 1.685 kg), o Commander mostrou um desempenho quase tão bom quanto o do SUV médio, com melhoras acentuadas na aceleração e, principalmente, nas retomadas.

Primeiras impressões Jeep Commander 2025

Os números oficiais passados pela Stellantis apontam que o Jeep Commander com motor Hurricane, o mesmo da RAM Rampage, leva 7 segundos para chegar do 0 absoluto aos 100 km/h, e apenas 5,4 segundos nas retomadas de 80 km/h a 120 km/h.

Não serei leviano para afirmar que cronometrei os tempos exatos, até porque a experiência foi compartilhada com um outro jornalista, portanto, a agilidade na avaliação era fundamental. A impressão passada ao arrancar com o carro parado e, principalmente, nas ultrapassagens, porém, mostrou, na prática, que os números da montadora estão próximos dos oficiais.

O Commander Blackhawk é um SUV grande, mas extremamente nervoso, embora um pouco menos estável que o do Compass (mas com a direção mais firme). Se não chega a ter um desempenho esportivo, como o que presenciei ao volante do “irmão”, certamente não decepciona. Afinal, segundo a Stellantis, a diferença entre eles na aferição do 0 aos 100 km/h é de menos de 1 segundo (6,3 x 7,0).

A missão de testar o Commander Blackhawk 2025 para o Canaltech também permitiu que eu pudesse testar alguns dos novos features de tecnologia embarcados na versão topo de gama do utilitário, agora equipado com sistema ADAS 2 de assistência à condução.

O leitor de placas é uma “mão na roda”, com o perdão do trocadilho, para quem teme passar da velocidade permitida na via, mas o mais legal é mesmo o recurso batizado como Performance Pages, que mostra no painel digital, em tempo real, informações importantes, como pressão de admissão, G-Force, percentual de utilização da potência e torque, velocímetro e conta-giros.

Ficou faltando, porém, uma análise maior sobre a eficiência do novo Commander. Assim como no caso do Compass, por conta do pouco tempo de contato, não foi possível aferir o consumo médio do SUV grande, que só roda com gasolina no tanque, vale ressaltar.

Segundo as medições oficiais do Inmetro, ele consome, em média, 8,0 e 10,2 km/l na cidade e na estrada, respectivamente, performance que lhe rendeu a classificação “B” do órgão. Vamos colocar os números à prova quando pudermos passar um tempo maior a bordo do modelo.

Jeep Commander 2025: Preços e versões

O Jeep Commander 2025 chega às concessionárias de todo o Brasil com 5 anos de garantia, independentemente da versão escolhida. No total, são sete variantes diferentes à disposição do consumidor brasileiro, com preços entre R$ 15,6 mil e R$ 40,7 mil menores que os da linha 2024.

Confira abaixo as versões e preços da linha 2025.

  • Jeep Commander Longitude Turbo Flex AT6 (5 lugares): R$ 217.290 (redução de R$ 24.300)
  • Jeep Commander Longitude Turbo Flex AT6 (7 lugares): R$ 225.990 (redução de R$ 15.600)
  • Jeep Commander Limited Turbo Flex AT6: R$ 240.990 (redução de 20.800)
  • Jeep Commander Overland Turbo Flex AT6: R$ 262.990 (redução de 27.000)
  • Jeep Commander Overland Turbo Diesel 4×4 AT9: R$ 298.990 (redução de R$ 40.700)
  • Jeep Commander Overland 2.0T Gasolina 4×4 AT9: R$ 308.290 (versão inédita)
  • Jeep Commander Blackhawk 2.0T Gasolina 4×4 AT9: R$ 321.290 (versão inédita)

Leia a matéria no Canaltech.

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