Aeroporto de Palmas inaugura primeira sala VIP; saiba como funcionam esses espaços!

No dia 26 de janeiro, o aeroporto de Palmas, em Tocantins, ganhou sua primeira sala VIP. A estrutura foi instalada pela rede W Premium Group, umas da que atuam nesse segmento.
De acordo com o comunicado da empresa, a sala VIP do aeroporto Brigadeira Lysias Rodrigues, na capital tocantinense, tem uma nova concepção de café lounge, decorado de forma a destacar os patrimônios culturais do estado da região norte.
A sala VIP do aeroporto de Palmas funciona das 0h às 18h com wi-fi ilimitado de alta velocidade e espaços confortáveis para trabalho e descanso enquanto o passageiro espera por seu voo.
As salas VIP, também conhecidas como “airport lounges”, passaram a ser incorporadas em aeroportos do mundo todo como forma de oferecer comodidade a grupos seletos de passageiros.
No começo, elas eram restritas aos clientes habituais de determinadas companhias aéreas, assim como àqueles que voam de primeira classe ou executiva.
Atualmente, elas são acessíveis em outras situações, como em alguns programas de fidelidade, quando o passageiro se dispõe a pagar para ter esse conforto à espera do embarque ou via programas de cartão de crédito.
O acesso a salas VIP por programa de fidelidade de companhias de aviação depende do status dos passageiros frequentes. Eles podem também dar entrada a lounges de empresas aéreas parceiras.
Os bilhetes para passageiros de classe executiva ou primeira classe costumam contemplar acesso à sala VIP, em geral no terminal de onde irá decolar o voo.
Em alguns aeroportos do Brasil há salas VIP que vendem ingresso avulso, com o preço variando entre R$ 50 e R$ 200 por pessoa.
Cartões de crédito oferecem acesso a salas VIP em aeroportos por meio de programas com políticas variadas – há desde quantidade ilimitada até um número anual. Bandeiras como Visa e Mastercard têm suas próprias salas.
A estrutura das salas VIP varia muito de um aeroporto a outro, com algumas de acesso bastante restrito e outras mais básicas.
Em geral, independentemente da sofisticação, todas as salas VIP de aeroportos incluem comidas e bebidas à vontade.
Algumas possuem serviço de bufê completo com prato quente e sobremesa gourmet.
Salas VIP mais elitizadas contam com serviço de café da manhã, almoço ou janta. Nelas, há garçons trabalhando para servir os passageiros.
As salas VIP mais básicas, embora ofereçam comodidade maior que no espaço convencional do aeroporto, podem ficar superlotadas e não tem luxo.
Já as salas mais luxuosas, para clientes com maior poder aquisitivo, contam com cama, espreguiçadeira e até sala de reunião.
A maioria desses espaços contam com internet wi-fi de alta velocidade, jornais, revistas e outros serviços básicos para que o passageiro se ocupe ou entretenha até a hora do embarque.
Nas salas VIP de alto padrão há serviços de spa, banho, massagem, salão de beleza, barbearia e outros.
O site Melhores Destinos publicou levantamento em julho de 2023 mostrando que em dois anos 31 novos lounges foram abertos em aeroportos do Brasil.
O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, o mais movimentado do Brasil, foi o recordista em novas salas VIP no período (11).
Adicionar aos favoritos o Link permanente.