
A manhã deste sábado (26) foi marcada por fé, emoção e inclusão em Vila Velha. A 18ª Romaria das Pessoas com Deficiência reuniu centenas de fiéis durante a Festa da Penha 2025, num ato de devoção e acolhimento que percorreu as ruas do Centro da cidade.
A caminhada teve início às 8h no Santuário Divino Espírito Santo e seguiu até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, conduzida pela imagem de Nossa Senhora da Penha. Famílias, associações e instituições que atuam na defesa dos direitos das pessoas com deficiência marcaram presença no evento.
LEIA TAMBÉM:
Na chegada, a Santa Missa foi celebrada pelo Padre Gilberto Roberto, vigário paroquial de Jerônimo Monteiro e cadeirante.
Ao final da celebração, Daniela Rosa, diretora da Associação Vitória Down, leu uma carta-manifesto reforçando a necessidade de criar e fortalecer redes de apoio.
“A deficiência não define ninguém. O que nos define é a coragem, o amor e a fé. A inclusão fortalece toda a sociedade, promovendo diversidade e igualdade.”
O documento ainda cobrou políticas públicas mais efetivas e destacou a importância de garantir acesso a recursos para que todas as pessoas possam viver de forma plena e inclusiva.
Veja fotos da romaria








