Marinha realiza 250 atendimentos de saúde gratuitos no primeira dia de ação em Fernando de Noronha


Mutirão ocorre até sexta (19), Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos e no Hospital São Lucas. Moradores recebem atendimento dos militares da Marinha
Ana Clara Marinho/TV Globo
A Marinha do Brasil realizou 250 atendimentos médicos e odontológicos gratuitos com os moradores de Fernando de Noronha, na quarta-feira (17), no primeiro da Ação Cívico-Social (Aciso).
Os militares fazem o trabalho até sexta-feira (19), na Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos e no Hospital São Lucas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
O balanço divulgado pela Marinha indicou os seguintes atendimentos:
🏥Urologista: 28;
🏥Otorrinolaringologista: 34;
🏥Ginecologista: 24;
🏥Ortopedista: 57;
🏥Cirurgião vascular: 40;
🏥Cirurgião geral: 21;
🏥Cirurgião dentista: 26;
🏥Atenção farmacêutica: 20.
No primeiro dia de Aciso, também foram distribuídos 115 medicamentos, além 1.063 materiais de apoio hospitalar.
O capitão do Portos de Pernambuco, Carlos Tojal, informou que a expectativa é promover até 900 atendimentos especializados nesta ação, que termina na sexta (19). Este ano, a ação é diferente de anos anteriores.
“Nós atendemos demandas específicas. A equipe de saúde local fez uma prévia das necessidades e nós trabalhamos com base nessas informações”, afirmou o capitão do Portos.
A equipe conta com 70 profissionais. O capitão Carlos Tojal disse os moradores que não passaram pela triagem e necessitem de consultas também serão atendidos.
Para quem mora na ilha, essa é a oportunidade fazer consultas sem precisar ir ao continente. O empresário João Francisco Bispo esteve na Unidade Saúde da Família para fazer exame de próstata.
“Preciso fazer todo ano o exame de próstata e confesso que no ano passado não fiz. Com essa equipe, foi ótimo. Facilitou minha vida e fiz o exame em Noronha”, disse João.
O motorista Jaime Andrade também recebeu atendimento de um urologista. “O atendimento é muito importante, porque não temos essas especialidades na ilha e o ideal era ter umas quatro ações como essa por ano”, indicou Jaime.
A educadora Iandra Castelo Branco fez exame com um ginecologista. “Esse atendimento ajudou muito, eu teria que ir ao Recife, mas essa com essa equipe consegui me consultar. Isso é muito bom, ajuda a comunidade de Fernando de Noronha”, avaliou Iandra.
Pequenas cirurgias também são realizadas
Ana Clara Marinho/TV Globo
Além dos atendimentos médicos, a Aciso também realiza serviços de apoio às comunidades marítimas, com a Capitania Itinerante. Com entrada gratuita, o evento é realizado na Casa da Marinha, na Rua Corveta Ipiranga, S/N, no bairro da Floresta Velha.
Serviço
Ação Cívico-Social, com atendimentos médicos e odontológicos, testagens rápidas e exames laboratoriais
⏰ Até sexta-feira (19), das 8h às 12h e das 13h às 17h;
🏥 Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos e Hospital São Lucas;
Evento “Capitania Itinerante”
📍Casa da Marinha – Rua Corveta Ipiranga, S/N, Floresta Velha;
⏰ Até sexta-feira (19), das 8h às 12h e das 13h às 17h;
🎟️Entrada gratuita.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.