
O Vaticano realizou na noite desta sexta-feira (25) o rito de fechamento do caixão do Papa Francisco, às 20h, no Altar da Confissão, na Basílica de São Pedro, conforme estabelecido pelo cerimonial do Vaticano.
A cerimônia solene faz parte do processo litúrgico oficial após a morte do Romano Pontífice. O funeral do Papa será realizado neste sábado (26). Ele será sepultado na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma.
Leia também:
- Freira amiga do papa Francisco quebra protocolo no velório e cena emociona
- Cardeal condenado por desviar verba, cria polêmica e quer participar do conclave
- Morte de Papa Francisco pode indicar o fim dos tempos? Saiba o que a escatologia diz
Durante o rito, o cardeal camerlengo Kevin Joseph Farrell presidiu a cerimônia, e o mestre das Celebrações Litúrgicas leu o tradicional “Rogito”, escritura oficial que resume a vida e o pontificado do Papa. O documento foi então colocado dentro do caixão, como previsto nas normas litúrgicas.

Parentes e autoridades da Igreja estiveram presentes
A celebração contou com a presença de familiares do Pontífice e autoridades indicadas na Notificação do Departamento de Celebrações Litúrgicas.
O ritual seguiu as orientações do Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, conjunto de normas que regulam os funerais papais.
Vigília e oração seguem durante a madrugada
Ao longo da noite, o Cabido de São Pedro manterá uma vigília de oração ao lado do corpo do Papa.
A presença contínua de religiosos marca a transição até os preparativos da Santa Missa fúnebre, que será realizada na manhã seguinte.
*Com informações do Vatican News