‘Mães da Ciência’: programa quer incentivar pesquisa científica entre mães solo sem renda fixa


Projeto busca incentivar mulheres que cuidam sozinhas dos filhos sem renda fixa, para que possam desenvolver um estudos científicos, através de bolsas de pesquisa. Oportunidade vai desenvolver competências empreendedoras.
Divulgação/Pitágoras
A Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac) lançou nessa quinta (25) o programa ‘Mães da Ciência’ para incentivar mães solo, sem renda fix,a com bolsas de pesquisas para que consigam desenvolver estudos específicos ou criar um empreendimento.
O programa vai ter início no primeiro semestre de 2024 e deve começar com 1.000 a 1.500 bolsas de pesquisas. Professores e pesquisadores vão auxiliar o desenvolvimento de projetos junto às mulheres que forem selecionadas.
“Será o primeiro programa de pesquisa a atingir desde o doutor da universidade à menina do ensino médio ou de EJA que tem filhos e não tem uma renda mínima”, explicou o presidente da Fapac, Moisés Diniz.
A seleção será por meio de edital, e entre os critérios estão maior número de filhos, mais dificuldade financeira e distância dos centros urbanos.
Este ano, a duração será de 7 a 8 meses e em 2025 será durante todo o ano. Até 2027, programa busca contemplar até 8 mil mulheres com bolsas de R$ 300.
O Mães da Ciência vai ser executado por meio de emendas da então senadora Mailza Assis, da deputada federal Socorro Neri e uma contrapartida do Estado.
*Estagiária sob supervisão do jornalista Geisy Negreiros.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.