
Clube com mais de 70 anos de história, o Prosperidade é um dos clubes mais antigos da região serrana do Espírito Santo. Agora, o clube de Vargem Alta começa a escrever uma grande história também no futebol feminino.
O primeiro grande capítulo foi a conquista inédita do Capixabão Feminino em 2024. E, neste sábado (26), o clube fará o jogo mais importante da sua história: vai estrear no Brasileirão Feminino da Série A3.
Leia também:
ES tem uma equipe feminina entre as 40 melhores do ranking nacional de clubes
Confira quais são os jogos do fim de semana pela Copa Espírito Santo
CBF muda a data do jogo e Botafogo x Ceará não será no Kleber Andrade
Primeira vez do Prosperidade no Brasileirão Feminino
Em 2025, o Espírito Santo terá um novo representante na Série A3 do Brasileiro Feminino. Será o Prosperidade FC, que conquistou, em agosto do ano passado, o título do Capixabão pela primeira vez em sua história.

Na final, a equipe de Vargem Alta venceu o Vila Nova, que vinha de oito conquistas consecutivas. O Prosperidade goleou no jogo de ida por 5 a 1, em casa, e garantiu o título com o empate em 1 a 1 na partida de volta, no Engenheiro Araripe, em Cariacica.
Crescimento e aposta no futebol feminino
O presidente do Prosperidade, Douglas Marin, destacou o crescimento do projeto no último ano. O time, que teve um calendário de jogos de apenas dois meses em 2024, terá ao menos seis meses de trabalho em 2025.
“Estar na Série A3 é um sonho realizado. Levar o nome do Prosperidade e de Vargem Alta para o Brasil inteiro. Nosso objetivo, primeiro, é classificar na primeira fase. A gente sabe que não vai ser fácil, mas a gente tem essa mania de pensar grande e querer mais, brinca Marin.
Para isso, o clube aumentou o número de profissionais, incluindo equipe médica, fisioterapeutas, preparadores físicos e preparadores de goleiras, além do próprio elenco de jogadoras. Marin ainda destaca as melhorias estruturais no patrimônio do clube, como reformas no estádio Humberto Scaramussa e centro de treinamento.
Por enquanto, porém, o time não pode jogar as competições nacionais no seu estádio por falta de alguns requisitos exigidos pela CBF. Por isso, a estreia no Brasileirão será no estádio Almiro Ofranti, também em Vargem Alta.
Estamos correndo atrás de ampliação e melhorias para o estádio. Precisamos de um vestiário e uma estrutura melhor e nesses pontos já estamos melhorando. Neste ano, a gente já planeja a construção de um CT com alojamento e academia, explica o presidente do clube.
Novo técnico e expectativa alta para a estreia
O Prosperidade terá um novo treinador para a disputa do Brasileirão Feminino. O técnico Deniz Rodrigues, de 44 anos, assumiu a equipe no lugar de Gustavo Freitas. Ele ressaltou a importância da vitória na estreia.
“Sabemos da importância de estrear bem na competição e vamos entrar em campo em busca da vitória. Somar pontos é primordial para nosso objetivo inicial, que é classificar para a segunda fase”, destaca o treinador.
Deniz tem passagens por Ponte Preta/SP, Rio Branco/SP, Jaguariuna/SP, Juventude/BA, UDA/AL, Mixto/MT, e comanda um projeto de futebol feminino de base em Campinas (SP), o Sem Chuteira. Esta será sua primeira experiência no futebol capixaba.
Capitã do Prosperidade animada para a estreia
Capitã do Prosperidade na conquista do Capixabão do ano passado, Larissa é uma das 17 remanescentes do elenco para a disputa do Brasileirão A3.
Na véspera do jogo de estreia na competição nacional, ela conta que acredita que o time de Vargem Alta pode fazer uma grande companha no torneio.
“Capixabão já passou e o que a gente quer pra frente, nesta temporada, é primeiro passar de fase no Brasileiro. Sabemos que somos um clube jovem e estreante no cenário nacional, várias jogadoras vão jogar pela primeira vez essa competição, mas nosso objetivo é passar de fase”, afirma a meio-campista Larissa.
Larissa lembra que o Prosperidade fará apenas um jogo em casa na primeira fase, justamente a partida deste sábado. Por isso, conta com a torcida para o time fazer bonito já na primeira rodada.
“Dá um friozinho na barriga, uma ansiedade, aquela sensação boa! O que a gente espera pra amanhã (sábado) é uma vitória em casa. Só teremos este jogo em casa e estamos dando muita importância a ele, como se fosse uma final mesmo. Queremos o apoio da torcida e a única coisa que espero é sair de casa com a vitória”.

Veja o elenco do Prosperidade para o Brasileirão Feminino
- Goleiras: Mariana Debona, Tai, Camila e Layane
- Laterais: Yasmin, Suzy, Tayane, Eniely e Isabela Ruiva
- Zagueiras: Déia, Kelly, Kattu e Amanda
- Meio-campistas: Mari, Larissa, Sttefanny, Allyce, Paulinha, Bruna e Iza
- Atacantes: Lorena, Raíssa, Thais Feijão, Aninha, Jamili, Kayapó e Duda
Fórmula de disputa
O Brasileirão Feminino A3 reúne 32 equipes, que foram divididas em oito grupos, com quatro times em cada grupo.

Na primeira fase, as equipes jogam em turno único, dentro dos grupos. Ao final da primeira fase, os dois melhores colocados de cada grupo avançam à segunda fase. A partir desta etapa, os confrontos acontecerão em jogos de ida e volta. os quatro semifinalistas sobem para a Série A2 do Brasileirão Feminino de 2026.
O Prosperidade está no Grupo A8, junto com Juventude-SE, Doce Mel-BA e Atlético-BA.
Jogos do Prosperidade no Brasileirão Feminino A3
- Sábado (26): Prosperidade x Juventude-SE
- 4 de maio: Atlético-BA x Prosperidade
- 10 de maio: Doce Mel-BA x Prosperidade
SERVIÇO
Prosperidade x Juventude-SE
- Quando: sábado (26)
- Horário: 15 horas
- Local: estádio Almiro Ofranti, Vargem Alta (ES)
- Ingressos: R$ 5 (meia) e R$ 10 (inteira)
- Onde assistir: canal de YouTube do Prosperidade