Festival de Iemanjá acontece nesta sexta-feira (2) em Macapá; veja programação


Evento reúne mais de 40 casas de religiões de matriz africana para celebrar a ‘Rainha do Mar’, com oferendas lançadas no Rio Amazonas e manifesta um gesto de resistência e combate à intolerância religiosa. Programação vai acontecer também em Santana e no Mazagão
Márcia do Carmo/Arquivo Pessoal
O Festival de Iemanjá de 2024 leva o tema “Um tributo à água e à fertilidade” e acontece nesta sexta-feira (2), a partir das 17h, na orla do bairro Cidade Nova, no centro de Macapá, reunindo integrantes de mais de 40 casas de religiões de matriz africana em celebração à “Rainha do mar” (Veja a programação no final da reportagem).
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp.
Serão realizados rituais ancestrais e a entrega tradicional das oferendas que vão ser lançadas no Rio Amazonas pelos religiosos, de acordo com o nível da maré. Além das homenagens ao Iemanjá, a manifestação tem o objetivo da resistência e do combate à intolerância religiosa.
Esta ação recebe o fomento do governo do Amapá, realizado através da Federação de Cultos Afro-religiosos de Umbanda e Mina Nagô, e o Fórum Afro-Ameríndio do Estado. A programação vai acontecer também em Santana e no Mazagão, as datas e horários ainda serão divulgados.
Segundo a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos, a ação promove a união e o respeito, combatendo a discriminação contra religiões de matrizes africanas.
“É um momento de espiritualidade e união, mas, acima de tudo, um grito por respeito e por um basta à intolerância religiosa”, disse a diretora.
Veja a programação:
Sexta-feira (2)
Local: Orla do Bairro Cidade Nova, no centro de Macapá.
Recepção das comunidades tradicionais e seus membros: 17h;
Início do pronunciamento dos entes e representantes de autarquias convidadas: 18h;
Início da celebração: 19h30;
Encerramento da celebração: 0h30.
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.