
O secretário de Cultura do estado da Bahia, Bruno Monteiro, confirmou a realização de shows nos distritos de São José, neste sábado (26), e Ipuaçu, no domingo (27). Os eventos, apelidados como um “esquenta” para a Micareta de Feira de Santana, devem reunir um grande público na Zona Rural do município e são uma novidade na grade.
Monteiro divulgou, durante uma entrevista ao programa Acorda Cidade, na manhã desta sexta-feira (25), que no Distrito de São José a festa ficará por conta de Tony Salles, Paula Sanfer e Cescé Amorim. O início dos esquentas nesses distritos está previsto para acontecer a partir das 15h. A grade de Ipuaçu ainda não foi revelada.

“Vai ser um grande momento em São José. Estamos patrocinando parte das atrações que a prefeitura já havia contratado e teremos o Palco Bel da Bonita, em homenagem a esse grande artista de Feira que, infelizmente, nos deixou precocemente. Nós temos um conjunto de ações que totalizam R$ 26 milhões, tanto na segurança pública, em toda a agenda de cuidados, de proteção de direitos e na saúde”, disse o secretário.
Boa sintonia
Durante a entrevista, o secretário foi elogiado pelas tentativas de construir uma comunicação mais harmoniosa entre a pasta e a prefeitura de Feira de Santana. Na noite de quinta (24), Monteiro se encontrou com Cristiano Lôbo, secretário de cultura de Feira de Santana, para ajustar pontos para a realização da Micareta.

“Nós já vínhamos conversando há algumas semanas; eu mesmo tinha vindo a Feira, me reunir com o prefeito Zé Ronaldo, com o secretário Cristiano Lobo, tratando e fazendo os acertos necessários. Depois retornei para uma reunião que já é uma tradição nossa com os artistas, com os representantes da cultura de Feira de Santana, porque nós sempre buscamos construir as ações a partir do diálogo”, disse Monteiro.
O secretário continuou: “A ação do governo do Estado na Micareta de 2023 e 2024 foi muito forte, mas este ano a nossa expectativa é de fortalecermos ainda mais essa parceria com a Prefeitura, que nós celebramos, porque, como disse o governador, quando nós trabalhamos no mesmo sentido, é como num barco onde as pessoas estão remando. Se todo mundo rema na mesma direção, nós vamos mais longe, vamos com mais força”.
Falta Pouco
Mas nem só de Micareta vive a cultura feirense. Durante a entrevista, o secretário foi questionado sobre a inauguração oficial do Centro de Convenções de Feira de Santana. Bruno pregou cautela e pediu paciência aos mais ansiosos. O secretário justificou a demora com a preocupação em escolher um modelo de gestão para o espaço que mais se adeque ao perfil da cidade.

“Nós estamos definindo a modelagem: se vai ser uma PPP [Parceria Público-Privada], se vai ser uma parceria simples, se vai terceirizar tudo. É isso que está sendo discutido, considerando o potencial do equipamento e também, obviamente, a vocação de Feira de Santana. Então, isso está acontecendo para que nós tenhamos, aí, nas próximas semanas, a divulgação de como será esse processo”, disse o secretário.
Saem os trios, entra a sanfona
Há quem acredite que o povo brasileiro é o mais festeiro de todo o mundo. A Micareta nem começou e já tem muita gente pensando no próximo evento do calendário de festa, o São João. Questionado sobre como o Governo do Estado pretende fazer o São João na Bahia neste ano, o secretário respondeu que será no mesmo molde dos outros anos.

“O São João que o governo do estado realiza é no Pelourinho e no Parque de Exposições em Salvador. No interior do estado, nós damos apoio às prefeituras, assim como estamos fazendo aqui com a Micareta. Nós chegamos com o investimento e a prefeitura faz a destinação dentro daquilo que ela combinou no edital. O São João é um momento importantíssimo para a celebração da nossa cultura raiz, cultura nordestina, o forrozinho, o pé de serra”, finalizou o secretário.
Reportagem escrita pelo estagiário de jornalismo Jefferson Araújo sob supervisão
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e YouTube e do grupo no Telegram