‘População invisível’ pode mostrar sua percepção sobre a cidade em aulão sobre o Plano Diretor de Curitiba

Para colaborar com a construção do o novo Plano Diretor de Curitiba que deve ser proposto pela Prefeitura Municipal neste ano, a vereadora Laís Leão (PDT) realiza um aulão no próximo dia 29, no Anfiteatro do 4º andar do Campus Reitoria da UFP, às 19h. A ideia da arquiteta e urbanista é  capacitar quem tiver interesse em ter conhecimento mais aprofundado sobre a legislação para conhecer os rumos, as rotas, o que a cidade mostra e o que ela está escondendo.

A legislação sobre o Plano Diretor é revisada a cada dez anos e orienta o desenvolvimento urbano da cidade, tratando de pontos como habitação, mobilidade e meio ambiente. O cronograma da Prefeitura de Curitiba prevê entregar, no segundo semestre de 2026, a minuta da lei revisada à Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Prefeito Eduardo Pimentel acompanhado do vice-prefeito Paulo Martins, da presidente do IPPUC, Ana Jayme e outras autoridades, lança o Plano Diretor de Curitiba, revisão 2025. Curitiba, 11/04/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

O prefeito Eduardo Pimentel (PSD) tem se encontrado com diversos setores da sociedade e em diversos locais para discussão do tema. Recentemente, ele recebeu 100 profissionais de arquitetura e urbanismo, do setor imobiliário, da construção, entidades empresariais, de mercado e da universidade para debater e receber propostas. “É um privilégio do município receber esse trabalho, construído pelo envolvimento apaixonado deste grupo de profissionais”, observou o prefeito Eduardo Pimentel.

Pessoas invisíveis perceptíveis

Já a vice-presidente da Comissão de Urbanismo da Câmara, a vereadora Laís Leão, acredita que é necessário dar protagonismo justamente a pessoas que são tornadas invisíveis. Por isso a proposta de um aulão.

 “Vamos realizar uma série de ações de capacitação e debate com diferentes grupos da sociedade para que, ao fim da revisão, a lei reflita as reais demandas da população”, complementa a vereadora.

“A ideia é justamente capacitar quem tiver interesse em ter um conhecimento um pouquinho mais aprofundado, um pouquinho mais técnico sobre as influências da legislação. Além de parlamentar, eu também sou urbanista, então, eu acho que é muito importante, para que as pessoas consigam incidir o máximo possível na legislação, é essencial que elas entendam essa legislação. A ideia de fazer esse aulão preparatório é realmente ser o básico que todo mundo deveria saber sobre o Plano Diretor”, afirma Laís Leão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.