Fragata Defensora inicia missão estratégica na África com participação nas operações GUINEX V e Obangame Express 2025

A Fragata “Defensora” suspendeu, na manhã de hoje (18), da Base Naval do Rio de Janeiro com destino à costa ocidental da África. O navio da Esquadra brasileira representará a Marinha do Brasil (MB) nas Operações “Obangame Express 2025” e “GUINEX V”, em uma comissão com duração aproximada de três meses.

A missão reforça o compromisso do País com a segurança marítima internacional e com o fortalecimento da presença brasileira no Atlântico Sul.Inicialmente, a Fragata atuará na “Obangame Express”, exercício multinacional coordenado pelos Estados Unidos, que reúne marinhas da África, Europa e norte-americana em ações voltadas para o enfrentamento de atividades ilícitas. O Brasil participa da operação desde 2014 e busca, com isso, aprimorar a interoperabilidade entre as forças e o preparo conjunto para ameaças transnacionais.

Na sequência, o navio dará início à “GUINEX V”, uma iniciativa anual concebida e conduzida pela MB desde 2021. A operação tem por objetivo promover a cooperação com os países da costa ocidental africana, contribuindo para o desenvolvimento de capacidades locais, a vigilância das águas jurisdicionais e a proteção dos recursos marítimos em uma das regiões mais estratégicas para o comércio internacional.

Durante a missão, a Fragata “Defensora” realizará exercícios táticos combinados, patrulhas navais, inspeção de embarcações e treinamentos com Marinhas amigas. Essas ações não apenas elevam o grau de prontidão dos meios navais brasileiros, como também favorecem o diálogo e a integração com as nações participantes, alinhadas aos princípios da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).

“O envio da ‘Defensora’ às águas do Atlântico Sul reafirma a prioridade dada pela Marinha do Brasil à cooperação com os países africanos e à estabilidade regional. Trata-se de uma missão de valor estratégico, que projeta o nosso Poder Naval e consolida o Brasil como parceiro confiável e ativo na promoção da segurança marítima”, destacou o Comandante da 1ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Antonio Braz de Souza.

As Operações “GUINEX V” e a “Obangame Express” fortalecem a Diplomacia Naval e a presença estratégica do Brasil em seu entorno atlântico, promovendo ações que convergem com os interesses nacionais. Ambas visam, sobretudo, ampliar as capacidades das marinhas locais para manter a jurisdição sobre as suas águas territoriais e Zonas Econômicas Exclusivas, além de estimular a coordenação com atores extrarregionais comprometidos com a paz e segurança do mar.

O Golfo da Guiné é considerado uma área de elevada importância para o Brasil. Rica em petróleo, gás e outras commodities, a região enfrenta desafios como instabilidade política, falhas na governança marítima e recorrência de atividades ilícitas, como pirataria, pesca ilegal, tráfico de drogas e contrabando. Por integrar o Entorno Estratégico Brasileiro, o fortalecimento da cooperação com os países africanos é considerado essencial para a proteção dos interesses nacionais e a estabilidade do comércio marítimo internacional.

Além do emprego operacional, a comissão inclui um calendário de atividades de diplomacia naval, como recepções a bordo da Fragata “Defensora”, visitas a autoridades locais e intercâmbios técnicos com Marinhas parceiras. Prevista para retornar ao Brasil em julho, a “Defensora” seguirá fortalecendo os laços de cooperação com os países da costa atlântica africana e reafirmando o papel da MB como instrumento de estabilidade regional, de integração entre nações amigas e de projeção dos interesses estratégicos do País no Atlântico Sul.

FONTE: Agência Marinha de Notícias

O post Fragata Defensora inicia missão estratégica na África com participação nas operações GUINEX V e Obangame Express 2025 apareceu primeiro em Poder Naval.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.