Prefeitura de Salvador inicia implantação do BRS; entenda como vai funcionar o transporte

Primeira linha, prevista para entrar em operação até junho deste ano, ligará a Estação da Lapa ao aeroporto da capital baiana. A Prefeitura de Salvador iniciou nesta terça-feira (30) a implantação do Bus Rapid System (BRS), serviço rápido de ônibus na sigla em inglês. A primeira linha ligará a Estação da Lapa ao aeroporto da capital baiana.
📱 NOTÍCIAS: faça parte do canal do g1BA no WhatsApp
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, assinou a ordem de serviço para a primeira etapa das obras viárias que viabilizarão o funcionamento do novo modal, em investimento inicial de previsto a R$ 4,2 milhões.
A operação do BRS terá os mesmos modelos de ônibus usados pelo BRT, maiores e equipados com ar-condicionado. O embarque e o desembarque de passageiros serão realizados em pontos existentes ao longo do percurso.
Entenda abaixo como vai funcionar o transporte:
👉 Os ônibus do BRS terão faixas preferenciais e, em alguns trechos, vias exclusivas. A ideia da prefeitura é permitir a redução do tempo de deslocamento dos usuários de transporte público.
👉 A primeira linha do modal sairá da Estação da Lapa e passará pelas vias do BRT na Avenida Vasco da Gama até a Rua Conselheiro Pedro Luís, que será requalificada.
👉 Os veículos seguirão pela orla da cidade, do Rio Vermelho até Itapuã, passando ainda pela Avenida Dorival Caymmi até o Aeroporto de Salvador.
O veículo será integrado?
👉 De acordo com a prefeitura, o BRS será integrado a todos os demais modais em funcionamento na capital baiana, como BRT, Metrô, ônibus convencionais e o sistema de transporte complementar (STEC).
👉 O transporte terá a mesma tarifa de embarque.
Como será as obras?
👉 As intervenções são consideradas simples, envolvendo adequações das vias para garantir que as faixas possam ser preferencialmente dos ônibus, e também de exclusividade em alguns lugares.
👉 Também haverá adequação dos pontos de ônibus para atender os veículos maiores e a mudança do pavimento em concreto.
👉 As obras de requalificação em andamento na orla de Pituaçu já contemplam adequações ao BRS.
O primeiro trecho vai daqui do Rio Vermelho até o Costa Azul;
Já o segundo, vai do Costa Azul até Itapuã.
Qual a previsão do início do serviço?
👉 A expectativa da prefeitura é de colocar a primeira linha do BRS até junho deste ano, ao mesmo tempo que entrega os trechos que faltam do BRT.
Qual a diferença entre o BRS e BRT?
O comandante da Secretaria de Mobilidade Pública , Fabrizzio Müller, explicou as diferenças entre os modais.
Segundo o secretário, o serviço do BRT tem canaletas, é uma infraestrutura mais complexa, com vias exclusivas, que muitas vezes precisam ser totalmente segregadas.
Já no BRS, o conceito é diferente, com faixas prioritárias e algumas exclusivas. A obra de requalificação da orla, por exemplo, já prevê um alargamento da pista.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia
Adicionar aos favoritos o Link permanente.