

Florianópolis lança chatbot do Pró-Cidadão para facilitar atendimento à população – Foto: PMF/Divulgação
Agora ficou mais fácil, rápido e prático falar com o Pró-Cidadão. A Prefeitura de Florianópolis lançou um chatbot oficial, um assistente virtual que funciona 24 horas por dia e leva o atendimento direto para o celular ou computador da população.
A novidade faz parte da estratégia de modernização dos serviços públicos do município e amplia o acesso da comunidade às informações e orientações prestadas pelo Pró-Cidadão. Sem precisar ir até uma unidade física ou aguardar no horário comercial, as pessoas poderão esclarecer dúvidas e resolver pendências de forma totalmente digital.
“Esse novo canal representa um avanço na digitalização dos nossos serviços e no compromisso com a agilidade no atendimento ao cidadão. É mais um passo para aproximar a prefeitura das pessoas, com praticidade e eficiência”, destaca Cynthia Camargo d`Ivanenko Vahl, secretária municipal de administração de Florianópolis.
Respostas rápidas para dúvidas do dia a dia
Disponível pelo WhatsApp, por meio do número 800 000 0844, o chatbot oferece respostas instantâneas sobre os principais serviços do Pró-Cidadão, como:
- Agendamentos e documentos.
- Horários de atendimento.
- Orientações sobre RG, CPF, carteira de trabalho, IPTU e outros serviços municipais.
- Atualizações sobre demandas já em andamento.
Com uma interface simples e objetiva, o assistente virtual foi desenvolvido para guiar o cidadão em tempo real, oferecendo uma alternativa acessível e sem complicação, especialmente para quem tem dificuldade de ir presencialmente até às unidades.
Inovação como prioridade
O projeto foi desenvolvido em parceria com a equipe de tecnologia da Prefeitura da Capital e está alinhado às diretrizes de inovação e transformação digital da gestão municipal. A ideia é ampliar a capilaridade do atendimento público, economizando tempo dos usuários e dos servidores, e garantindo mais autonomia para os cidadãos.
“A tecnologia não substitui o atendimento humano, mas é uma aliada para resolver o que é simples com agilidade — liberando tempo para quem realmente precisa de atendimento presencial”, explica Eduardo de Sá Ferreira, subsecretário de atendimento ao cidadão.
O serviço já está em funcionamento e pode ser acessado a qualquer momento, inclusive em fins de semana e feriados. Para começar, basta enviar uma mensagem para o número 800 000 0844 no WhatsApp e seguir as instruções.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.