Previsão do tempo: grandes volumes de chuva chegam ao Sudeste

Previsão de fortes chuvas na Grande São PauloMetSul/Reprodução

Estão previstos para esta sexta-feira (25) grandes volumes de chuva que se concentram no Sudeste e em partes do Sul e Centro-Oeste do país. O Climatempo prevê risco de chuva intensa com raios e fortes rajadas de vento no começo da sexta, com persistente e volumosa ao longo do dia. A tendência é de que as fortes preciptações se afastem gradualmente de São Paulo no decorrer da tarde.

O maior alerta para temporais está na região do interior e litoral sul de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no Sul de Minas e no centro-sul do estado do Rio de Janeiro. Nestas áreas, já pode chover pela manhã, mas a chuva mais intensa deve cair à tarde, com riscos de alagamentos.

As áreas mais afetadas vão desde a Grande São Paulo, passando por municípios paulistas do interior como Campos do Jordão e São José dos Campos e chega a faixa litorânea entre Peruíbe e Ubatuba.

Alertas meteorológicos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de perigo para tempestade, com chuva de 50 a 100 mm por dia, ventos intensos e queda de granizo, em quase todo o estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná. Outro alerta de perigo para chuvas intensas vão desde o norte do Rio de Janeiro, passando por São Paulo e sul de Minas Gerais, até o nordeste do Mato Grosso do Sul e a região sul de Goiás.

Toda a região Norte e parte do Nordeste, bem como o Centro-Sul, também estão com alerta do Inmet. O alerta amarelo, de perigo potencial, prevê chuvas intensas de até 50mm por dia.

Fim de semana

A região Sudeste ainda terá chuva no último fim de semana de abril, aponta o Climatempo. As áreas de instabilidade perdem força no sábado (26), mas a chuva segue por todo o Espírito Santo e volta a precipitar também na parte norte e leste de Minas Gerais. Nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo também chove sábado, mas de forma moderada, sem risco de temporal. 

O sol pode aparecer brevemente entre nuvens no domingo (27),com pancadas de chuva concentradas sobre o centro, oeste, norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.