Campinas registra 1ª morte por gripe em 2024 e reforça importância da vacinação


Vítima era um homem de 48 anos com histórico de insuficiência respiratória crônica; cidade teve 12 mortes pela doença em 2023. Aplicação da vacina contra a gripe em posto de saúde de Campinas (SP): doses disponíveis para toda população acima dos seis meses de idade
Ricardo Custódio/EPTV
Campinas (SP) confirmou nesta terça-feira (15) o registro da primeira morte por gripe em 2024. A vítima era uma homem de 48 anos com quadro de insuficiência respiratória crônica e dependência de oxigenoterapia.
Com o caso, a Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação contra a doença. A meta é imunizar 90% do público-alvo, estimado em 478,2 mil habitantes de Campinas.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
“A infecção pela gripe pode causar complicações como pneumonia, síndrome respiratória aguda grave e morte. A vacina tem o objetivo de evitar gravidade e óbitos”, destacou a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), Andrea Von Zuben.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a cidade registrou 12 mortes por gripe em 2023, três delas no primeiro semestre. A morte confirmada neste ano ocorreu em 24 de março. “A Saúde lamenta a morte e se solidariza com a família”, diz, em nota.
Vacinação
👉 Campinas aplicou 87.030 doses da vacina contra a gripe desde o início da campanha, em 25 de março – a ação vai até 31 de maio.
🦠 O imunizante protege contra os principais vírus da gripe em circulação: o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B. Veja abaixo os grupos prioritários. 👇
Idosos (60 anos ou mais)
Gestantes e puérperas
Trabalhadores da área de saúde
Trabalhadores da área de educação
Crianças na faixa entre 6 meses e 5 anos
Pessoas com deficiência permanente
Pessoas com comorbidades
Caminhoneiros
Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo
Trabalhadores portuários
Povos indígenas
População em situação de rua
Profissionais das forças de segurança e salvamento
População do sistema de privação de liberdade
População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos)
Aplicação da vacina contra a gripe em posto de saúde de Campinas (SP): doses disponíveis para toda população acima dos seis meses de idade
Ricardo Custódio/EPTV
Como receber as vacinas? 🤔
As salas de vacinação funcionam conforme horário de funcionamento de cada CSs, confira os detalhes da unidade mais próxima no site.
LEIA TAMBÉM
Vacina da gripe em Campinas: veja grupos prioritários e onde tomar o imunizante a partir desta segunda
Dengue em Campinas: tudo o que você precisa saber sobre o início da vacinação a partir desta quinta
⏰ É preciso agendamento? Não é preciso realizar agendamento para receber as vacinas contra a dengue ou contra a gripe.
👜 O que levar? A Secretaria de Saúde orienta a apresentação de documento de identidade com foto. Além disso, é recomendado levar a caderneta de vacinação, se tiver.
💉 Qual é o esquema vacinal? A vacina contra a gripe é aplicada em dose única, com exceção para crianças que nunca tomaram. Já a vacina contra a dengue deve ser aplicada em duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.