

Caso aconteceu nesta quarta-feira (23) na UBS Cedrinho – Foto: Divulgação Prefeitura de Brusque/ND
Nesta quarta-feira (23), uma paciente com faca entrou na UBS Cedrinho, em Brusque. A mulher estaria insatisfeita com o atendimento do local, o que a levou a ameaçar funcionários e ter atitudes xenofóbicas e racistas.
Segundo nota enviada pela Prefeitura de Brusque, a paciente aguardava uma consulta com endocrinologista e já havia telefonado ao local solicitando informações. Ao ser orientada quanto ao fluxo de atendimentos e à previsão de agendamento, afirmou que “resolveria com as próprias mãos”.
Pouco depois, a paciente compareceu à UBS fazendo ameaças e dizendo que “resolveria as coisas no grito”. A mulher estava com uma faca e quase feriu um servidor que tentava acalmá-la, de acordo com as informações repassadas pelo Município.
Paciente com faca teve falas xenofóbicas
A paciente também teria apresentado comportamento xenofóbico, alegando que pessoas de outras regiões estariam tomando as vagas dos moradores locais, além de expressar atitudes discriminatórias relacionadas à cor da pele. A prefeitura, porém, não informou com detalhes quais atitudes racistas a mulher teve.
Um dos servidores administrativos chegou a ser ameaçado diretamente. A paciente disse que “iria matá-lo” após ser informada de que seu exame/consulta ainda não estava na data prevista.

Faca utilizada pela paciente foi apreendida – Foto: Divulgação Prefeitura de Brusque/ND
A situação foi contida por uma agente comunitária de saúde, que conseguiu imobilizar a paciente até a chegada da Polícia Militar. Um boletim de ocorrência foi registrado.
A PM de Brusque informou que a mulher “aparentemente sofria de problemas psicológicos” e assinou um termo circunstanciado no local. A faca foi apreendida.