
Uma mulher, que não teve a identidade divulgada, foi flagrada se arriscando enquanto fazia a limpeza de vidros de uma janela de um apartamento localizado no quinto andar de um prédio, na Praia do Canto, em Vitória. O vídeo se espalhou rapidamente pelas redes sociais.
Na imagem, é possível perceber que a mulher está realizando a faxina nos vidros com um pano, apoiada no beiral da janela. Ela não utilizava nenhum equipamento de segurança.
Confira o flagrante:
Leia também:
- Idosa morre após misturar produtos de limpeza para lavar o banheiro
- Adolescente fica tetraplégico após ser atingido por onda e bater a cabeça na Praia da Costa
- Transcol e aquaviário terão horários especiais para a Festa da Penha
Limpeza de vidros: como evitar riscos
Diante das cenas, muitas pessoas se questionaram sobre como realizar a limpeza de vidros de maneira correta e segura, para que trabalhadores não sejam expostos ao risco.
Em entrevista ao ES no Ar, o engenheiro de segurança do trabalho, Marcos José dos Santos, disse que o Ministério do Trabalho possui diversas normativas e diretrizes que determinam como as atividades devem ser executadas acima de dois metros de altura.
“Temos, por exemplo, a NR.35, que trata dos requisitos e medidas de prevenção para o trabalho em altura. Além da NR.6, que ela estava sem as EPIs, como cinto de segurança, talabarte, capacete, luvas”, disse o engenheiro.
Além disso, também é detalhado que a responsabilidade fica a cargo do empregador e do condomínio de realizar a análise do risco do trabalho.
“Devemos ter segurança nesse tipo de trabalho”, diz Corpo de Bombeiros
A capitã Andresa, do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, afirmou que pela segurança do trabalhador e de qualquer indivíduo, não deve ser realizada a exposição em locais elevados sem a devida proteção.
Por exemplo, a gente, quando vai fazer um trabalho em altura ou qualquer trabalhador que vai realizar um trabalho em altura, deve estar ancorado, que a gente fala sempre preso em uma corda, preso em uma outra corda backup.
A capitã Andresa destaca que, em uma limpeza externa, deve ser contratada uma empresa especializada no tipo de serviço. “São trabalhadores equipados, que possuem uma ancoragem em cima do prédio. A pessoa desce com corda com total segurança”.
O que fazer se presenciar uma pessoa que sofreu queda?
Segundo a capitã dos Bombeiros, caso o trabalhador presencie um acidente com politraumatismo, ou seja, que caiu de uma altura elevada, não deve tentar movimentar a vítima.
“Nunca deve tentar movimentar, apenas se ela realmente não estiver respirando e for necessário realizar as compressões cardíacas, no centro do peito. Fora isso, deve-se ligar para o socorro especializado do Corpo de Bombeiros”, disse.
*Com informações do repórter Gabriel Cavalini, da TV Vitória/ Record