
Um jacaré-do-papo-amarelo foi avistado no final da Praia de Camburi, em Vitória, nesta quarta-feira (23). O animal tem aproximadamente 2,5 metros de comprimento e deixou rastros na areia.
O jacaré foi flagrado no começo da noite e mobilizou a Polícia Militar. O Projeto Caiman foi acionado para fazer o resgate do animal.
LEIA TAMBÉM:
Capivara atropelada na BR-101 é resgatada e recebe tratamento no ES
Mais uma do cânhamo, como solução alternativa
Dando voz à natureza: Paulo Radaik – Sem fome, sem sede e com dignidade!
Quando os profissionais chegaram ao local, o jacaré já havia voltado para a vegetação, mas deixou pegadas e marcas da cauda evidentes. Os rastros apontavam que ele foi para uma área de vegetação do Parque da Vale, de onde ele provavelmente havia saído.
Moradores gravaram vídeo:
Segundo o Projeto Caiman, a presença de jacarés nessa região não é incomum, já que o Parque da Vale, nas proximidades, e áreas adjacentes abrigam ecossistemas propícios para a espécie.
“O jacaré-do-papo-amarelo está entre os répteis ameaçados de extinção e sua aparição reforça a importância da preservação ambiental na Grande Vitória”, afirmou o pesquisador do Projeto Caiman, Lucas Yu.
Ele explicou ainda que a água salgada não é recomendada para os jacarés, por ser um animal que vive na água doce.
Em caso de avistar um jacaré, a orientação é que se acione a equipe de resgate do Projeto Caiman através do número 27 99763-9757.
*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel