
Um estudo revelou que no Espírito Santo os indígenas correspondem a 0,4% da população total, ou seja, 14.410 pessoas. As mulheres representam a maioria da população indígena no Estado, com 51,1%, enquanto os homens correspondem a 48,9%.
O levantamento foi divulgado pelo Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), por meio da Coordenação de Estudos Sociais (CES), para o Dia dos Povos Indígenas, celebrado no último sábado (19).
Leia também:
> Três novas espécies de plantas da Mata Atlântica são descobertas no ES
> Conquista do ambientalismo capixaba: Reserva Kaetés e a conservação da saíra-apunhalada
> Visitação às Ilhas Itatiaia e dos Pacotes é suspensa até outubro em Vila Velha
Entre os municípios capixabas, Aracruz concentra mais da metade dessa população, com 51,5%, correspondendo a cerca de 7.425 pessoas. Na sequência, estão Serra, com 9,2% com 1.326 nativos, e Vila Velha, com 6%, o que corresponde ao número de 866.
A pesquisa também aponta que as mulheres representam a maioria da população indígena no Estado, com 51,1%, enquanto os homens correspondem a 48,9%.
As mulheres possuem papel fundamental na manutenção da cultura indígena, sendo responsáveis pela agricultura, coleta e transmissão dos saberes tradicionais.
Jovens são o maior grupo de indígenas
O estudo mostra ainda que os jovens entre 15 e 29 anos são o maior grupo etário entre os indígenas capixabas, representando 22,3% do total.
Já as crianças de 0 a 14 anos compõem 20,1% da população, enquanto os idosos, com 60 anos ou mais, representam 16,2%.
Alfabetização é alta entre a população
Um dos dados que mais se destaca é a taxa de alfabetização: 91% da população indígena com 15 anos ou mais está alfabetizada.
Segundo o diretor-geral do IJSN, Pablo Lira, esse percentual é bastante próximo do registrado entre os não indígenas, que é de 94,4%.
Esse dado é importante e mostra que esses grupos estão sendo alcançados pelo ensino regular. Além disso, quando comparamos com a média do Sudeste, o Espírito Santo apresenta uma taxa bruta de frequência escolar superior, com 26,1% no estado, ante 23,9% na região, destacou.
Além disso, o estudo também abordou a participação política dos povos indígenas. Nas últimas eleições, realizadas em 2022 e 2024, o Brasil elegeu 261 pessoas que se autodeclararam indígenas. No Espírito Santo, três representantes foram eleitos.