Capivara atropelada na BR-101 é resgatada e recebe tratamento no ES

Foto: Divulgação/ Eco101

Uma capivara jovem, de aproximadamente 35 kg, foi resgatada com vida após ser atropelada no km 273,6 da BR-101. O animal passa por tratamento no Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Aracruz.

O acidente aconteceu na Serra, na última sexta-feira (18). A capivara apresentava escoriações e sinais de sangramento e foi prontamente atendido por equipes da Ecovias101 e da clínica veterinária Sauvage, especializada em fauna silvestre.

LEIA TAMBÉM:

De acordo com o médico-veterinário Renzo Soares, o animal estava com sinais neurológicos compatíveis com um possível traumatismo craniano, além de ferimentos na região bucal. A equipe realizou os primeiros socorros ainda no local e estabilizou o quadro clínico antes de transportá-la para atendimento intensivo em clínica.

Ela foi sedada para que conseguíssemos suturar ferimentos na região bucal e, ao longo dos dias, fomos observando uma melhora neurológica significativa. Ela chegou a ficar de pé, o que é um excelente sinal de recuperação”, afirmou Renzo.

Na terça-feira (22), a capivara foi transferida para o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, em Aracruz, onde continuará o tratamento.

A bióloga Grazielli Melo Pena, analista de sustentabilidade da Ecovias 101, destacou o empenho das equipes no resgate e aproveitou para alertar motoristas sobre o risco de atropelamentos de fauna silvestre nas rodovias.

Capivaras são animais que costumam andar em grupo. Ao avistar uma, é importante redobrar a atenção, pois outros podem atravessar logo em seguida. Além disso, respeitar os limites de velocidade e evitar dirigir à noite em áreas rurais são atitudes que podem salvar vidas”, ressaltou.

Ela também orienta a comunicação imediata com a concessionária em casos de animais feridos ou mortos na pista. O telefone da Ecovias101 é o 0800 770 1101.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.