
Aos 39 anos, João Luiz Gomes Júnior continua escrevendo a sua história de conquistas na natação. O veterano conquistou a medalha de ouro nos 50m peito no Troféu Maria Lenk, o Campeonato Brasileiro Absoluto de natação.
Além do título brasileiro, o capixaba João Gomes Júnior alcançou também o índice para o Mundial de Esportes Aquáticos de Singapura, que acontece de 26 de julho a 22 de agosto deste ano.
Leia também:
Nadador olímpico capixaba lembra encontro com o papa Francisco no Vaticano
Piloto capixaba sobe ao pódio em sua estreia na Fórmula Delta
Porto Vitória dá show e é o novo líder da Copa Espírito Santo
Medalha de ouro e índice aos 39 anos
Nadador do Pinheiros (SP) e atual secretário de Esportes da cidade de Limeira (SP), João Gomes Júnior concilia atualmente o trabalho na prefeitura do municípío do interior paulista com algumas sessões de treinamentos na piscina.
“Hoje eu tô num projeto de vida diferente e a natação virou um momento de espairecer um pouco a cabeça. Eu tô treinando só de manhã cedo. Hoje o meu foco, minha emoção e meu amor estão em ajudar a cidade. Eu vim aqui querendo matar um pouco da saudade da água e ver o quanto ainda essa ‘carcaça velha’ aqui é capaz”, contou o capixaba, em entrevista logo após a final dos 50m peito no Troféu Maria Lenk.
Ele venceu a prova na noite de quarta-feira (23) com o tempo de 27s23, tempo abaixo do índice exigido de 27s33. Assim, João Gomes seria hoje um dos integrantes da seleção brasileira que vai ao Mundial de Singapura.

A prata no Troféu Maria Lenk ficou com Henrique Fonseca, com 27s86, e o bronze foi para João Vieira Garcia, com 27s94. A competição acontece na piscina do Flamengo, no Rio.
“Na atual condição que eu tô, errei bastante coisa na prova, mas fiquei o tempo todo bem leve, bem solto. A gente quer sempre superar. A natação é hoje meu segundo plano, minha válvula de escape, e meu amor está em ajudar a cidade de Limeira a produzir esporte”, concluiu o nadador, que antes de virar profissional foi guarda-vidas em Serra.
Prova será olímpica em Los Angeles-2028
João Gomes Júnior chegou a estar entre os 10 nadadores mais rápidos do mundo nos 50m peito. Entretanto, a prova não fez parte do programa dos Jogos Olímpicos nas edições anteriores.
Isso, porém, vai mudar em Los Angeles-2028. O Conselho Executivo do Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou no início do mês a inclusão das provas de 50m nos nados costas, borboleta e peito, feminino e masculino, a partir da próxima edição.
Quem é João Luiz Gomes Júnior
João Gomes Júnior é um dos maiores nadadores do Brasil no estilo peito. Ele foi quinto colocado na final dos 100m peito nas Olimpíadas do Rio-2016, melhor resultado da natação brasileira no evento.
Em 2017, foi medalhista de prata nos 50m peito Mundial de Budapeste, na Hungria. Dois anos depois, ganhou a medalha de bronze nos 50m peito no Mundial de Gwangju, na Coreia do Sul.

Também em 2019, João Gomes Júnior foi ouro nos 100m peito nos Jogos Pan-Americanos de Lima, no Peru, e no revezamento 4x100m medley misto, além de prata no 4x100m medley.
Já em 2021, aos 35 anos, o capixaba foi medalhista de bronze nos 50m peito no Mundial de Piscina Curta de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes.