Quem é Alessandro Stefanutto, presidente do INSS afastado por suspeita de fraude bilionária

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, é afastado do cargo. Na imagem, ele aparece centralizado, com microfone na mão.

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, é afastado do cargo – Foto: Divulgação/INSS/ND

Alessandro Stefanutto, presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), foi afastado do cargo nesta quarta-feira (23) por decisão judicial. Ele foi um dos alvos de mandado de busca e apreensão da “Operação Sem Desconto” da Polícia Federal e da CGU (Controladoria Geral da União) que investiga um esquema de fraude.

Segundo a PF, o esquema operava por meio de entidades associativas, que realizavam cobranças não autorizadas sobre aposentadorias e pensões de beneficiários do INSS. Os prejuízos chegam a R$ 6,3 bilhões, em operações realizadas entre 2019 e 2024.

Os envolvidos podem ser responsabilizados por corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documentos, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Cerca de 700 policiais federais e 80 servidores da CGU cumprem 211 mandados judiciais, incluindo ordens de busca e apreensão, sequestro de bens avaliados em mais de R$ 1 bilhão e seis mandados de prisão temporária. Ao todo, seis servidores públicos foram afastados.

Operação da Polícia Federal e da CGU foi deflagrada na manhã desta quarta-feira. Na imagem, um agente da PF e um da CGU, de costas, com documentos em mãos.

Operação da Polícia Federal e da CGU foi deflagrada na manhã desta quarta-feira – Foto: Divulgação/PF/ND

Quem é Alessandro Stefanutto, presidente do INSS afastado em operação da PF

Alessandro Stefanutto foi nomeado para o cargo de presidente do INSS no dia 11 de julho de 2023, pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Na época, o ministro elogiou Stefanutto, dizendo que ele não “se deixa dobrar por interesses menores”.

“Continue esse homem reto, leal à causa pública e, principalmente, que não se deixa dobrar por interesses menores. Quem ganha é o povo brasileiro, é o INSS, somos todos nós”, declarou Lupi na ocasião.

Stefanutto foi nomeado presidente do Instituto em julho de 2023, pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi. Na imagem, os dois aparecem centralizados, se cumprimentando.

Stefanutto foi nomeado presidente do Instituto em julho de 2023, pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi – Foto: Divulgação/PDT/ND

O então presidente estava no INSS desde 2000, quando foi aprovado para atuar em São Paulo. Mais tarde, assumiu cargos de confiança na Procuradoria-Geral do órgão.

Antes de assumir a presidência do INSS, Stefanutto esteve à frente da Procuradoria-Federal Especializada junto ao INSS durante seis anos, de 2011 a 2017. Sua formação inicial também inclui passagens pelo Colégio Naval e pela Escola Naval, onde ficou de 1988 até 1992.

Alessandro Stefanutto cursou direito pela Universidade Mackenzie, onde se formou em 1998. Além disso, ele fez pós-graduação em gestão de projetos, e também cursou especialização em mediação e arbitragem pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Stefanutto tem dois mestrados. O primeiro, em 2013, foi obtido junto à Universidade de Alcalá, em Madrid, onde conseguiu o título de mestre em gestão e sistemas de seguridade social. O segundo, mais recente, foi concluído em 2024, em direito internacional pela Universidade de Lisboa.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.