CPUs Intel Arrow e Lunar Lake terão 3x mais desempenho com IA

CPUs Intel Arrow e Lunar Lake terão 3x mais desempenho com IAFelipe Vidal

Pat Gelsinger não mentiu quando disse que colocaria IA em todos os produtos da Intel. Durante uma reunião com investidores, o CEO da Intel garantiu que as próximas gerações de processadores Arrow Lake e Lunar Lake, disponíveis até o fim deste ano, entregarão o triplo de performance em IA quando comparadas a atual geração Meteor Lake.

Produzidos com o processo de fabricação 20A, de 2 nanômetros (nm), a geração Arrow Lake será a primeira da Intel a ter uma unidade de IA dedicada para desktops, a NPU. Essa segunda geração de chips para IA, já presente nos atuais Intel Core Ultra, também acompanhará melhorias na eficiência energética das CPUs e a há a promessa de um salto de desempenho considerável em games e aplicações complexas.

Em contrapartida, as CPUs Lunar Lake serão exclusivas de notebooks. Esses modelos receberão a litografia 18A de 1,8 nm e uma versão mais atualizada da tecnologia Foveros, que possibilita a arquitetura desagregada. Um dos destaques dessa geração deve ficar por conta das capacidades gráficas desses processadores, uma vez que terão as novas iGPU Intel Arc Battlemage.

– Participe do GRUPO CANALTECH OFERTAS no Telegram e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia. –

Intel aposta alto em IA

A IA será o centro de negócios da Intel daqui para frente. Gelsinger é sempre categórico ao mencionar o quanto esse tipo de inovação irá beneficiar a empresa e o consumidor final. Segundo a Intel, a implementação de inteligência artificial em processadores fará com que esse mercado cresça em um terço até o fim de 2030.

“Nós esperamos embarcar aproximadamente 40 milhões de AI PCs em 2024, com mais de 230 projetos, de ultrafinos até consoles portáteis, para serem entregues esse ano por OEMs parceiras, como Acer, Asus, Dell, HP, Lenovo, LG, MSI, Samsung e outras”, explica Pat Gelsinger.

Além dos Arrow Lake e Lunar Lake, disponíveis no fim deste ano, a Intel lançará os futuros processadores Panther Lake em 2025, que devem dobrar a performance de IA.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.