O que esperar do Android 15? | Novos recursos e previsões

O que esperar do Android 15? | Novos recursos e previsõesAndré Lourenti Magalhães

A não ser que exista uma grande mudança na marca, Android 15 deve ser o nome da próxima geração do sistema operacional do Google para celulares e tablets, com lançamento previsto para 2024. A versão atual, Android 14, ainda sequer chegou a todos os usuários, mas a desenvolvedora já trabalha em algumas das novidades que farão parte da próxima atualização.

Quando o Android 15 será lançado?

O sistema, que vai usar o codinome “Vanilla Ice Cream” (“sorvete de baunilha”, em tradução livre), deve entrar na fase Beta durante o primeiro semestre — a primeira versão de testes geralmente fica disponível entre abril e março. A Gigante de Mountain View também revela algumas informações do update durante a conferência Google I/O, geralmente no meio do ano, e começa a preparar o ciclo de desenvolvimento até a publicação da versão estável.

Com base no cronograma das versões anteriores, o novo Android pode começar a ser disponibilizado entre agosto e outubro de 2024. A atualização normalmente é liberada primeiro para a linha Google Pixel e posteriormente recebe interfaces adaptadas a outras fabricantes, como Samsung e Xiaomi.

– Podcast Porta 101: a equipe do Canaltech discute quinzenalmente assuntos relevantes, curiosos, e muitas vezes polêmicos, relacionados ao mundo da tecnologia, internet e inovação. Não deixe de acompanhar. –

Para efeito de comparação, o Android 13 foi lançado em agosto de 2022 e o Android 14, em outubro de 2023.

Possíveis novos recursos do Android 15

Veja algumas possíveis funções que já foram ventiladas para a nova atualização

Widget na tela de bloqueio

O Android pode voltar a incluir widgets na tela de bloqueio, função removida na versão 5.0 Lollipop, de 2014. Informações encontradas no código da versão Android 14 QPR2 Beta 3 mostram que a ferramenta de personalização deve voltar à próxima atualização e acompanhar o rival iOS.

Saúde da bateria

Outra novidade que pode aparecer no Android 15 é uma opção para checar o nível da bateria do aparelho. Uma aba “Saúde da bateria” pode exibir dados sobre a vida útil do componente e ajudar a identificar a melhor hora para trocá-lo — o iOS já possui uma configuração do tipo.

Barra de navegação transparente

Algumas informações encontradas no Beta do Android 14 QPR indicam que o Google pode adotar uma barra de navegação transparente no sistema. Quem ainda decide usar o Android com os três botões na parte inferior normalmente se depara com um fundo preenchido em preto na interface, mas isso pode mudar em breve.

Android 14 adds an opt-in developer setting to make the nav bar background color transparent by default in apps. Android 15 may take things a step further by forcing all apps that target SDK 35 or higher (ie. Android 15+) to have a transparent nav bar! This is hinted at by a… pic.twitter.com/l6XmUZvJPh

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) September 25, 2023

Abrir apps com comando de voz

O Google desenvolve uma função para abrir qualquer aplicativo do sistema com um comando de voz — atualmente, isso só é válido para o Google Assistente e outros apps do mesmo estilo, como Bixby e Alexa. A novidade permitiria acessar softwares úteis sem usar as mãos, e a desenvolvedora garante que manteria a privacidade das falas no aparelho.

NFC com mais atualizações

Tecnologia de comunicação por aproximação, o NFC pode ganhar uma estrutura modular no Android 15, de acordo com o desenvolvedor Mishaal Rahman: isso significa que o componente pode ser atualizado a qualquer momento e não depende de um update no sistema para receber novidades. Outras tecnologias como Bluetooth e Wi-Fi já usam o mesmo padrão.

Pares de apps para dobráveis

Os celulares dobráveis estão cada vez mais em alta no mercado, e uma eventual atualização do Android pode melhorar a experiência dos usuários com eles. O SO pode oferecer uma opção para salvar atalhos com pares de apps na tela inicial: dessa forma, já é possível abrir duas ferramentas de uma vez com a tela dividida e agilizar processos no aparelho.

Proteção contra phishing

O Google também prepara melhorias no antivírus Play Protect para reforçar a segurança contra tentativas de phishing, de acordo com o site Android Police. Um novo recurso seria capaz de identificar “atividades de phishing do app ou outro comportamento enganoso” e avisar o usuário.

O que gostaríamos de ver no Android 15

O Canaltech também preparou uma lista de mudanças que seriam muito bem-vindas na atualização:

Atualizações disponíveis logo após o lançamento

Uma das principais críticas ao sistema operacional envolve a distribuição das atualizações. Esse é um problema que não depende só do Google/Android, porque também passa pelas decisões internas das fabricantes e adaptação do SO para todos os modelos, mas tem uma diferença gritante com o rival iOS.

Quando uma nova versão do sistema do iPhone é lançada, o download já fica disponível para todos os modelos compatíveis — logo, qualquer pessoa pode baixar o novo iOS no primeiro dia. Com o Android, a situação pode demorar meses em alguns aparelhos.

Não existe uma solução fácil, mas seria muito interessante para a comunidade se houvesse uma maneira de encurtar essa janela e distribuir o Android para mais dispositivos nas primeiras semanas após o lançamento.

Android como webcam

Ainda em comparação com o rival, o iOS possui uma função nativa para transformar o iPhone em webcam rapidamente no macOS com a Câmera de Continuidade. Alguns celulares da Samsung possuem uma opção parecida com o Windows, mas seria interessante se o Android ampliasse a função para todos os dispositivos.

Mais funções de IA

O Android 14 deu o pontapé inicial para a chegada de recursos de IA aos celulares, especialmente com as linhas Pixel 8 e Galaxy S24. O Google provavelmente deve manter o embalo com a próxima atualização e liberar mais recursos para outros aparelhos.

Muitos apps da empresa seriam beneficiados com a integração a uma IA generativa. O Maps, por exemplo, poderia dar mais informações e sugestões sobre locais, enquanto o Fotos poderia agilizar a pesquisa por imagens específicas.

Quais celulares vão receber o Android 15?

A lista oficial de dispositivos compatíveis com a atualização depende de cada fabricante, mas é possível traçar algumas expectativas com base nos ciclos de suporte das empresas. É comum que marcas como Samsung, Motorola e Xiaomi ofereçam em média quatro anos de atualizações do sistema para os dispositivos, então aparelhos lançados a partir de 2020 poderiam estar elegíveis ao update.

Vale lembrar que os celulares Samsung Galaxy S24 terão sete anos de suporte — e, com sorte, esse movimento da Samsung pode ser estendido para outras linhas da empresa lançadas em 2024 e copiado por fabricantes rivais de aparelhos Android.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

Adicionar aos favoritos o Link permanente.