

Menino apresenta febre e mãe mede temperatura do corpo – Foto: Divulgação/ND
Há muitos anos, a temperatura normal do corpo humano tem sido 37ºC. No entanto, um novo estudo tem desafiado esse número e sugere que o corpo humano tem experimentado algumas pequenas variações em seus parâmetros térmicos.
Trata-se de uma pesquisa liderada por cientistas da Escola de Medicina de Stanford e publicada na revista médica JAMA Internal Medicine. No relatório, eles apresentaram evidências para sustentar que atualmente a temperatura normal do corpo humano gira em torno de 36,64°C, um pouco abaixo do que é considerado normal.
Liderados pela professora de medicina e epidemiologia Julie Parsonnet, os autores da análise examinaram um banco de dados com mais de 600 mil registros de temperatura oral realizados em pacientes adultos.
Nas conclusões, determinaram que não existe um único valor para todas as pessoas e que o conceito de “febre” deveria ser redefinido, dado que os 37° podem não significar o mesmo para uma pessoa jovem e para um adulto mais velho com baixo metabolismo.
O padrão para a temperatura normal do corpo humano
O parâmetro de 37°C como a temperatura normal do corpo humano é atribuído ao médico alemão Carl Reinhold August Wunderlich. Em 1868, ele registrou um milhão de medições de temperatura em aproximadamente 25 mil pacientes e determinou que a temperatura normal do corpo humano se situava em torno desse valor.
Mas a professora Parsonnet, líder da recente pesquisa, advertiu que já havia consideráveis variações. Os homens idosos apresentavam valores levemente inferiores, enquanto mulheres e adultos jovens tinham temperaturas médias um pouco mais elevadas.

Mulher mede a temperatura do corpo do filho – Foto: Freepik/ND
Apesar das nuances, o valor médio se estendeu de maneira universal e se consolidou na consciência coletiva a ponto de que na grande maioria dos países a linha de febre é definida a partir dos 37 °C.
O relatório publicado em setembro de 2023 no JAMA Internal Medicine, realizou uma nova análise de 618.306 medições orais de temperatura, que foram obtidas em um centro de saúde de Stanford.
Após descartar diagnósticos e medicamentos que pudessem elevar ou reduzir a temperatura em casos isolados, a equipe separou um conjunto de dados “normais”.
Dessa forma, conseguiram situar a temperatura normal do corpo humano em 36,64 °C. Enquanto isso, a faixa na qual se englobou 95% das medições foi de 35,95 °C a 37,33 °C.
Por outro lado, determinaram que a variação mais importante na temperatura normal do corpo humano tem relação com o momento do dia: durante as primeiras horas da manhã costuma ser menor, enquanto depois começa a subir pouco a pouco até atingir um máximo por volta das 16h.
A idade também é outro fator chave: as pessoas mais velhas evidenciaram cifras médias inferiores.