Banco de Leite Humano de MG está com estoque em situação crítica; saiba como doar em Juiz de Fora


Reserva normal é de aproximadamente 900 frascos, mas apenas 100 estão disponíveis no momento. Banco de Leite Humano, foto de arquivo
Rafael Assis/Fhemig
O Banco de Leite Humano da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, está com estoque em situação crítica. A urgência foi divulgada pela Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e as doações podem ser feitas no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
De acordo com a Fhemig, o banco, que é referência para Minas Gerais, registrou baixo número de doações em janeiro, o que causou uma significativa queda no estoque de leite humano pasteurizado. O local atende bebês internados na unidade e hospitais parceiros do estado.
O estoque normal, segundo a Fhemig, é de aproximadamente 900 frascos de 300 ml cada. No entanto, o espaço tem apenas 100 frascos de leite no momento, o que tem causado preocupação nos profissionais de saúde.
🔔 Receba no WhatsApp notícias da Zona da Mata e região
A Fhemig conta com um posto de coleta no Hospital Regional João Penido, em Juiz de Fora. Mais informações podem ser obtidas com os profissionais da unidade através do telefone (32) 3691-9500.
Como doar?
▶ O cadastro de doadoras para o Banco de Leite Humano, assim como a marcação de consultas para mulheres com dificuldades ao amamentar, passou a ser realizado por meio do Portal MG e do aplicativo MG App.
▶ Para marcar consulta ou se cadastrar como possível doadora de leite no Portal MG, as mães devem entrar com o login da conta Gov.br. O sistema tem aparência intuitiva para evitar dificuldades na hora de se inscrever.
▶ Após fazer o login, basta escolher o dia e o horário convenientes e escolher como local o Hospital Regional João Penido.
▶ Para a doação de leite, a interessada deve preencher um formulário on-line com dados sobre a saúde dela e anexar os exames médicos requeridos pelo Ministério da Saúde para possíveis doadoras – os mesmos do pré-natal.
▶ As informações são enviadas para o banco de leite ou para o posto de coleta para avaliação e, após a análise, as mulheres recebem, por e-mail, o resultado informando se estão aptas ou não a doar. Em seguida, as doadoras receberão uma ligação da equipe do hospital.
LEIA TAMBÉM:
DENGUE: Após MG decretar emergência, veja a situação das cidades da Zona da Mata e Campos das Vertentes
CARNAVAL: Venda de ingressos para passarela do samba começa em Juiz de Fora; 3.000 entradas serão distribuídas gratuitamente
INCÊNDIO: Apartamento pega fogo no Centro de Juiz de Fora
📲 Siga o g1 Zona da Mata: Instagram, Facebook e Twitter
📲 Receba no WhatsApp as notícias do g1 Zona da Mata
VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes
Adicionar aos favoritos o Link permanente.