Expressão em Quadrinhos: Bancas de revistas resistem ao tempo e vendem gibis há mais de 20 anos em Presidente Prudente


Reportagem faz alusão ao Dia Nacional das HQs, que é comemorado nesta terça-feira (30). Bancas de jornais resistem ao tempo e comercializam histórias em quadrinhos, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
As bancas de jornais e revistas em papel resistem ao tempo e comercializam histórias em quadrinhos, em Presidente Prudente (SP). Comerciantes possuem os estabelecimentos há mais de 20 anos em dois pontos movimentados da maior cidade do Oeste Paulista e contam os motivos que fazem com que continuem vendendo os gibis.
Esta reportagem especial faz parte da série “Expressão em Quadrinhos”, do g1, em alusão ao Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos, que é comemorado nesta terça-feira (30).
Mundo do gibi
O jornaleiro Reinaldo Sanches Goulart, de 56 anos, tem uma banca de jornal há 20 anos na Avenida Washington Luiz, no Jardim Paulista, em frente ao Tênis Clube de Presidente Prudente, e contou que iniciou o empreendimento porque queria ter um “negócio próprio” e parar de viajar.
Ele comercializa diversas histórias em quadrinhos (HQs) em sua banca, como os personagens de Turma da Mônica, Disney, Marvel, DC Comics e Star Wars, e afirmou que o local é abastecido semanalmente com novos exemplares.
“Antes, eu era viajante. Aí procurei uma alternativa de tanto ter um negócio próprio quanto parar de viajar, senão ia dar um tempo que minhas filhas não iam me conhecer mais”, relembrou Goulart ao g1.
Jornaleiro Reinaldo Sanches Goulart vende histórias em quadrinhos há 20 anos, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Já sobre os motivos que o fazem continuar oferecendo histórias em quadrinhos na banca, Goulart reforçou que gosta de vender e tem uma clientela estabelecida.
“Eu gosto de vender, sempre fui vendedor. Eu gosto de vender, eu gosto de tratar bem os meus clientes, eu gosto de ter esse contato do dia a dia com os meus clientes e aqui eu formei uma clientela realmente muito boa, muito saudável”, afirmou o jornaleiro ao g1.
Jornaleiro Reinaldo Sanches Goulart vende histórias em quadrinhos há 20 anos, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Além disso, ele também contou sobre a sensação de ver o crescimento dos clientes.
“Eu tenho clientes que chegam aqui e me gritam na porta: ‘Oi, tio’. Eu olho para a pessoa, o moleque já tem 30 anos, já está chegando com a caminhonete zero dele, já realizado profissionalmente, assim por diante. Então, é gostoso você ver isso hoje”, disse Goulart.
Ao ser questionado sobre a procura pelas HQs na banca, ele relatou ao g1 que as mães buscam incentivar a leitura dos filhos com os gibis e os mais procurados são os títulos do criador Maurício de Sousa.
“As mães, hoje, procuram incentivar de uma forma muito grande os filhos que entram nas histórias em quadrinhos. Então, eu sinto que tem mães que já desde o começo colocam isso na cabeça da criança, já incentivam isso para as crianças começarem a ler. Eu vejo muitas crianças que comentam que as mães as trouxeram para o mundo do gibi e gostaram”, afirmou Goulart ao g1.
Banca de jornal na Avenida Washington Luiz, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
O jornaleiro falou ainda sobre a banca ter sido uma “escola” na área profissional para suas duas filhas, que trabalharam com o pai no estabelecimento e hoje atuam em suas profissões.
“Tudo na vida é um aprendizado e eu as trouxe para cá para aprenderem a lidar com pessoas, quando conversar, como conversar, como tratar as pessoas e assim por diante. Hoje, minhas filhas já estão trabalhando no segmento que escolheram e sempre falam para mim que aqui foi uma escola muito grande”, relembrou Goulart.
Por fim, ele relembrou de uma história de sua infância que tem relação com HQs. O jornaleiro contou que sua avó fazia uma espécie de “troca” com ele. Caso ele a acompanhasse na feira para carregar as sacolas com as mercadorias, ela compraria duas histórias em quadrinhos para ele.
Anos depois, a idosa contou que fez aquilo de propósito para incentivar o neto a ler.
Jornaleiro Reinaldo Sanches Goulart vende histórias em quadrinhos há 20 anos, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
‘Aprendi muita coisa’
A jornaleira Marilda Aparecida Rodrigues, de 66 anos, tem uma banca de jornal há 22 anos na Praça da Bandeira, ao lado do Camelódromo, no Centro de Presidente Prudente, e contou ao g1 que a procura pelas HQs diminuiu. Para ela, a maior “culpada” é a internet.
Ela disse que as pessoas continuam procurando pelos gibis da Turma da Mônica, porém, outras histórias em quadrinhos não têm mais a mesma procura.
“Antes o povo colecionava aquele monte, hoje em dia não tem mais, pega aleatoriamente”, afirmou Marilda.
Marilda Aparecida Rodrigues comercializa histórias em quadrinhos há 22 anos, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Segundo a jornaleira, os jovens preferem ler as HQs pela internet a comprar a edição física.
Ao ser questionada sobre os motivos de continuar vendendo os gibis, ela disse que “tem esperança”.
“A gente sempre tem esperança de que eles vão vir sempre comprar e quem sabe o povo começa a pegar gosto pela leitura manual”, ressaltou Marilda ao g1.
Banca na Praça da Bandeira, em Presidente Prudente (SP), vende HQs
Leonardo Bosisio/g1
O estabelecimento dela é abastecido com novas histórias em quadrinhos toda semana e conta com títulos da Turma da Mônica, da DC Comics e da Marvel.
Por fim, Marilda contou que não consegue se ver sem trabalhar na banca.
“Não me vejo ficando em casa. Tem dia que eu venho aqui arrastada, mas eu não me vejo ficar sem vir aqui. Eu me acostumei tanto nessa banca aqui, 22 anos não são 22 dias, não, né? E eu aprendi muita coisa, conheci muitas pessoas. Eu tenho até a quinta série e muita coisa eu aprendi aqui, fazer conta, ver porcentagem. Eu gosto muito, eu gosto demais”, finalizou a jornaleira ao g1.
Marilda Aparecida Rodrigues comercializa histórias em quadrinhos há 22 anos, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
Marilda Aparecida Rodrigues comercializa histórias em quadrinhos há 22 anos, em Presidente Prudente (SP)
Leonardo Bosisio/g1
VÍDEOS: Tudo sobre a região de Presidente Prudente
Veja mais notícias em g1 Presidente Prudente e Região.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.