
A imagem de Nossa Senhora da Penha vai visitar hospitais e penitenciárias durante a peregrinação pela Grande Vitória e Anchieta. Entre os dias 21 a 25 de abril, a Virgem da Penha vai se aproximar dos fiéis e proporcionar momentos de oração pelas ruas de Cariacica, Viana, Vitória, Serra, Fundão e Anchieta.
A programação e aproximação com os fiéis fazem jus ao tema da Festa da Penha 2025, “Com Maria, peregrinos da esperança”. A 455ª Festa da Penha é realizada em meio ao Jubileu da Igreja Católica, que convida os fiéis a redescobrirem a esperança e espalhá-la.
Leia também:
> Festa da Penha: terço gigante volta colorido ao campinho neste sábado
> Sexta-feira da Paixão: veja o significado do feriado para o cristianismo
> Coelho gigante e casinha de chocolate: vilas de Páscoa espalham magia
A programação começa na segunda-feira (21), com a imagem de Nossa Senhora das Alegrias peregrinando pelos bairros Flexal I e II, em Cariacica. A concentração será na Rotatória, perto da Igreja Matriz, onde a imagem será acolhida e seguirá para a Matriz Nossa Senhora da Penha.
Na terça-feira (22), será a vez de Anchieta, no litoral Sul do Estado, receber a Penha Peregrina. A acolhida será às 9h, no adro do Santuário de Anchieta, com cerimônia de entronização.
Já na quarta-feira (23), a imagem chega a Fundão e Serra. Às 9h, será recebida em frente à Matriz São José, em Fundão. Em seguida, passa em carreata, passando por Praia Grande, Nova Almeida, Jacaraípe, ES-010, Hospital Jayme dos Santos Neves, Matriz São Francisco, Avenida Eudes Scherrer de Souza e, por fim, Serra Sede.
Na quinta-feira (24), a imagem será recebida às 9h no pátio do Hospital Santa Rita, em Vitória, com um momento de oração pelos enfermos e por toda a equipe da unidade. Logo depois, seguirá em peregrinação até o Hospital das Clínicas (Hucam), onde haverá outra bênção aos doentes, encerrando o trajeto do dia.
A última parada da imagem será na Penitenciária Feminina de Bubu, em Cariacica, na sexta-feira (25). A imagem visitará os espaços permitidos da unidade, levando fé e esperança às internas.