Linhares sedia o 1º Fórum Produtores do Futuro com foco em agricultura regenerativa e sustentabilidade

No dia 24 de abril, Linhares será o centro das discussões sobre o futuro da produção agrícola no Espírito Santo. O município vai sediar o 1º Fórum Produtores do Futuro, um evento que abre espaço para debates sobre a agricultura moderna e regenerativa, com foco em inovações, desafios e oportunidades para produtores que buscam aliar produtividade com sustentabilidade.

Idealizado pela Linhagro Agronegócios e organizado pela Campo Vivo – Inteligência em Agronegócios, o evento acontece no Conceição Hall e deve reunir cerca de 400 participantes, entre produtores rurais, empresários, técnicos, consultores e exportadores.

Acompanhe o Folha Business no Instagram

Marcos Fava Neves, o ‘Doutor Agro’, traz palestra sobre agricultura regenerativa

A palestra de abertura será com Marcos Fava Neves, conhecido como Doutor Agro, um dos maiores especialistas em planejamento estratégico para o agronegócio. Ele abordará o tema “A contribuição da agricultura regenerativa no agro capixaba”, destacando o potencial do modelo para recuperar a fertilidade do solo, reduzir a dependência de insumos químicos e abrir novas oportunidades de mercado para o produtor.

Antes da palestra principal, o engenheiro agrônomo e especialista em certificações agrícolas, José Roberto Macedo Fontes, apresenta o tema “Requisitos de mercado e certificações”, com foco nas exigências dos compradores nacionais e internacionais por produtos mais sustentáveis.

No ES, produtores mostram os frutos das práticas regenerativas

O painel “Sustentabilidade na prática – Cases de sucesso de produtores capixabas” vai apresentar histórias inspiradoras de quem já vem adotando práticas regenerativas no campo e colhendo os resultados. Produtores rurais de diferentes regiões do Espírito Santo compartilham suas experiências com técnicas sustentáveis, uso de bioinsumos, preservação ambiental e gestão de propriedades voltadas para o futuro.

Participantes: Vanderlei Ceolin – Fazenda Três Lagoas; Leticia Lindenberg – Fazenda Três Marias; Almir Gaburro – Fazenda Nova Esperança; Deângelo Rigatto – Sítio FB; Pedro Orita – Fazenda Teobaldo e Orita. A mediação ficará por conta de Fabrício Barreto – Sócio-proprietário da Doce Bela.

Já o painel “O que o mercado demanda? – Expectativas das principais cadeias produtivas do norte do ES”, especialistas do setor agroindustrial vão discutir quais são as exigências atuais dos compradores em termos de qualidade, rastreabilidade, certificações e práticas sustentáveis. Um panorama direto das principais cadeias produtivas da região norte capixaba.

Participantes: Pimenta-do-reino: Frank Moro – Presidente da Brazilian Spice Association; Mamão: Rodrigo Martins – Diretor Comercial do Grupo Total Farms; Café: Sandro Rodrigues – Secretário Executivo do Centro do Comércio de Café de Vitória; Cacau: Eduardo Trevisan – Diretor de ESG e Certificações do Imaflora; e Biológicos: Bruno Marin Arroyo – Gerente de Marketing Estratégico da Agrobiológica.
A mediação será com Michel Tesch – Subsecretário de Desenvolvimento Rural do ES.

Agricultura em destaque

A proposta do fórum é apresentar a agricultura regenerativa como um modelo estratégico, que não só contribui com o meio ambiente, mas também melhora o desempenho econômico das propriedades rurais. A prática promove o uso de bioinsumos, a redução de resíduos e o uso eficiente de recursos naturais.

Segundo o engenheiro agrônomo e diretor da Linhagro, Luciano Rastoldo Sigismondi, o evento surge em resposta a uma demanda crescente dos produtores por soluções sustentáveis e viáveis economicamente.

“A Linhagro está completando 22 anos no mercado do agro, levando ao produtor bioinsumos voltados à prática da agricultura regenerativa. O 1º Fórum Produtores do Futuro nasce de uma necessidade real do agricultor, que sente na prática a pressão por sustentabilidade, tanto do ponto de vista ambiental quanto das exigências do consumidor final, cada vez mais atento à origem dos alimentos que consome“, destacou Luciano Rastoldo.

Segundo Rastoldo, as pesquisas mostram que os distribuidores de insumos agrícolas são os principais influenciadores na tomada de decisão do produtor, especialmente quando o assunto é saúde do solo. 

“Por isso, o fórum é uma oportunidade para compartilhar conhecimento, debater tecnologias acessíveis e apresentar histórias reais de quem está fazendo a agricultura regenerativa acontecer. Mais do que uma tendência, esse modelo representa um novo caminho para tornar o campo mais resiliente, produtivo e valorizado no mercado nacional e internacional”, completa Sigismondi.

Sobre o palestrante

Marcos Fava Neves, o ‘Doutor Agro’

Marcos Fava Neves é engenheiro agrônomo pela USP, com especializações na França e na Holanda. Desde 2006, é professor internacional da Universidade de Buenos Aires, de Purdue University (EUA) desde 2013, e da Universidade de Pretória (África do Sul) desde 2020.

Autor e organizador de 75 livros publicados em dez países, e de mais de 200 artigos científicos, é um dos cientistas brasileiros mais citados do mundo segundo o Google Acadêmico. Também atua como consultor e empresário, tendo ajudado a fundar cinco empresas, incluindo três startups.

Leia também:

Mais de 60% dos CEOs do agronegócio esperam aumento de lucratividade com IA generativa em 2025, aponta pesquisa

Dia Mundial do Café: Cooperativas impulsionam a cafeicultura capixaba e fortalecem a economia do interior

Adicionar aos favoritos o Link permanente.