
Em algumas cidades brasileiras, o pagamento de passagens nos transportes coletivos pode ser realizado com o cartão de crédito ou débito por aproximação (contactless). No Espírito Santo, a modalidade de pagamento começa a ser implementada nesta quinta-feira (17).
Agora, os passageiros que usam o sistema aquaviário poderão usar o cartão de crédito ou débito para embarcar nas estações da Praça do Papa, em Vitória, na da Prainha, em Vila Velha, e na de Porto de Santana, em Cariacica.
Passagem do Transcol com cartão de crédito e débito
Por enquanto, a modalidade está disponível apenas no aquaviário. Quem utiliza os ônibus do Transcol pode pagar a passagem nos ônibus e nos terminais com o CartãoGV e com o celular pelo aplicativo Kim.
Vale lembrar que o pagamento da tarifa em dinheiro foi suspenso em 2020, durante a pandemia do coronavírus.
De acordo com o secretário estadual de Mobilidade Urbana e Infraestrutura, Fabio Damasceno, a implementação do pagamento por cartão de crédito ou débito no sistema Transcol pode ocorrer no futuro.
Estamos evoluindo na tecnologia. Fizemos a primeira implantação no aquaviário e vamos avaliar como ele vai comportar. O aquaviário tem uma particularidade: as estações têm internet via fibra ótica, é um ambiente mais controlado. Vamos avaliar para poder estender esse modelo de pagamento para os terminais e ônibus, explicou.
Como pagar passagem com o cartão de crédito ou débito?
Os passageiros do aquaviário já podem utilizar o cartão de crédito ou de débito para pagar a tarifa de embarque. Os cartões devem ter a tecnologia contactless, ou seja, permitir o pagamento por aproximação.
Uma nova leitora foi instalada em todas as estações. Elas ficam posicionadas abaixo das leitoras convencionais, usadas no CartãoGV e para o pagamento pelo aplicativo Kim.

Atualmente, as passagens custam R$ 4,90 de segunda a sexta-feira e R$ 4,30 aos domingos. Quem embarcar no aquaviário e, em seguida, no ônibus com o CartãoGV não precisa pagar a passagem duas vezes.