Um juiz federal decidiu nesta quinta-feira, 17, que o Google detém um monopólio ilegal em dois mercados de publicidade online — o mais recente de uma série de golpes de Washington contra a gigante tecnológica de um trilhão de dólares, informa o site Político.
A juíza distrital dos EUA, Leonie Brinkema, escreveu que o Google violou a lei antitruste dos EUA ao “adquirir e manter deliberadamente poder de monopólio” sobre a publicidade na internet. Brinkema afirmou que o Google vinculou ilegalmente seus produtos para manter seu monopólio.
A decisão representa a segunda grande perda antitruste do Google em menos de um ano. Em agosto, o juiz distrital dos EUA Amit Mehta concluiu que a gigante das buscas monopolizou ilegalmente os mercados de pesquisa e publicidade online na década anterior.
A decisão se soma a uma série de questões que o Google enfrenta em Washington. Na segunda-feira, Mehta deve analisar o pedido do Departamento de Justiça para desmembrar a empresa devido ao seu controle sobre o mercado de buscas. E os principais republicanos no Congresso estão criticando o Google por sua suposta injustiça com os conservadores, adicionando atrito político às suas contestações judiciais.
O caso do Google sobre tecnologia publicitária passará agora para a fase de recursos, onde ambas as partes apresentarão argumentos sobre as penalidades e mudanças que a gigante da tecnologia deverá enfrentar. O Departamento de Justiça também busca a dissolução do monopólio do Google sobre tecnologia publicitária.