

Florianópolis integra movimento nacional para fortalecer a segurança alimentar – Foto: Andy Puerari
Florianópolis deu mais um passo importante para consolidar políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional. Nos dias 10 e 11 de abril, a capital sediou oficina da Estratégia Nacional Alimenta Cidades, iniciativa do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) que envolve 60 municípios brasileiros comprometidos com o fortalecimento do acesso a alimentos saudáveis, nutricionalmente adequados, sustentáveis e seguros.
As atividades ocorreram no auditório da Prefeitura de Florianópolis e contaram com a presença do governo federal, representados por técnicos do MDS e da CONAB, representantes do governo estadual, representados pelos técnicos da EPAGRI, representantes do governo municipal, Ministério Público de Santa Catarina e integrantes da sociedade civil.
Durante os dois dias de programação, foram apresentados o diagnóstico local, o histórico das políticas desenvolvidas na cidade, o plano municipal de segurança alimentar e nutricional e os desafios atuais para garantir o direito humano à alimentação adequada.
Oficina com escuta ativa e construção coletiva
Além dos painéis temáticos, o encontro incluiu uma oficina de construção coletiva para a rota de implementação — metodologia que busca adaptar as ações da estratégia à realidade de cada cidade. Também foram realizadas visitas técnicas a iniciativas locais de referência, fortalecendo o vínculo entre diagnóstico e prática.

Após sediar oficina da Estratégia Nacional Alimenta Cidades, município se prepara para implementar rota personalizada com apoio técnico e institucional – Foto: Andy Puerari
Um dos diferenciais do processo em Florianópolis foi a participação ativa da sociedade civil, que trouxe contribuições relevantes sobre vulnerabilidades, iniciativas comunitárias e possibilidades de articulação com setores como saúde, educação, meio ambiente e agricultura familiar.
“A partir dessa parceria, trabalharemos em conjunto com o governo federal para garantir acesso a alimentos saudáveis e seguros para todos em Florianópolis. Essa iniciativa permite que a cidade tenha acesso a recursos e apoio técnico para fortalecer as ações de segurança alimentar”, destacou o prefeito Topázio Neto.
Próximos passos e fortalecimento da estratégia local
Com o encerramento da oficina, a proposta será construída com base nas discussões realizadas, acompanhada tecnicamente pelo MDS e deverá definir metas, cronograma de ações e estratégias integradas de atuação.

Florianópolis deu mais um passo importante para consolidar políticas públicas voltadas à segurança alimentar e nutricional – Foto: Andy Puerari
Entre os próximos passos, estão previstos o desenvolvimento estruturado de uma rede voltada a discutir a segurança alimentar e nutricional com metas e indicadores, o acesso a recursos federais e o apoio técnico contínuo do Ministério durante a execução. O município também deve fortalecer as redes locais de produção e abastecimento, especialmente com foco na agricultura familiar e nos circuitos curtos de comercialização.
A estratégia contempla ainda a integração de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, assistência social, meio ambiente e desenvolvimento rural, com ações articuladas para ampliar o combate à insegurança alimentar. A participação da sociedade civil seguirá como eixo central nesse processo, garantindo que as decisões e prioridades reflitam as reais necessidades da população.
Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção deste conteúdo não teve custo, e sua veiculação custou R$2.000,00 reais neste portal.