Inca cancela consultas e exames após sistema sofrer invasão hacker; não há previsão de retorno

Mensagem da direção para funcionários diz que todos o sistema foi desligado depois que detectaram a invasão neste domingo (28). Ataque hacker prejudica pacientes do INCA
Pacientes que fazem tratamento no Instituto Nacional do Câncer do Rio (Inca) foram informados, nesta segunda-feira (29), que todas as consultas e exames precisaram ser desmarcadas por conta de uma invasão hacker ao sistema do Inca.
Ainda não há previsão para o retorno do atendimento. O RJ2 teve acesso a uma mensagem que teria sido compartilhada pelo diretor do instituto aos funcionários.
O texto diz: “O INCA sofreu nesse último domingo um ataque cibernético externo que obrigou a nossa TI a desligar todo os nossos servidores. Uma intensa varredura está sendo realizada em todas as máquinas do Instituto, inclusive com ajuda de grupos de outras instituições”.
O comunicado segue dizendo que não houve perda de dados e que esperam que a intranet possa ser religada.
Denise é uma paciente que luta contra um câncer de mama há 4 anos, e soube por mensagem que não poderia realizar uma biópsia que estava marcada para esta segunda.
O áudio da funcionária informava: “A gente tá com um problemão sério aqui. Eu falo quando a gente conseguir remarcar, mas tá sem previsão de volta”.
Procurado, o Inca disse que atendeu todos os pacientes fazendo anotações à mão e que agendamentos estão mantidos para os próximos dias. A equipe só não estava marcando novas consultas.
O Inca disse ainda que está empenhado em resolver o problema. A Polícia Federal foi procurada pela equipe de reportagem, mas não retornou.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.