Reino Unido proíbe queijo e carne da UE após alerta sanitário

Viajantes que vão para o Reino Unido não podem levar queijo e nem carneFreePik

O governo do Reino Unido proibiu temporariamente turistas de levarem laticínios e produtos de carne da União Europeia, em uma tentativa de evitar a propagação da febre aftosa. Os viajantes não estão autorizados a trazer itens como carne curada e queijo, inclusive em sanduíches, desde o último sábado (12) devido ao surto crescente no continente, informou a BBC.

As restrições se aplicam independentemente de os produtos serem embalados ou empacotados, ou comprados em lojas de aeroportos. Caso esses alimentos sejam parcialmente cozidos ou defumados, ou se os laticínios não tiverem sido pasteurizados corretamente, o vírus pode sobreviver neles.

Surto de vírus

A medida ocorre após uma proibição anterior de produtos similares da Alemanha, Hungria, Eslováquia e Áustria, após o aumento de casos da doença bovina nesses países. Apesar de não apresentar riscos aos seres humanos, o vírus pode impactar na produção de carnes e leite de um local ao atingir bois e vacas.

A febre aftosa é um vírus altamente infeccioso que causa bolhas dentro da boca e sob os cascos dos animais, podendo causar claudicação e problemas de alimentação. Segundo a BBC, ainda não há casos da doença no Reino Unido.

O país acredita que, caso produtos contaminados entrarem no Reino Unido, mesmo que sejam projetados para consumo humano, há uma chance de que possam ser consumidos por animais.

As restrições se aplicam a pessoas que chegam à Grã-Bretanha, não à Irlanda do Norte, Jersey, Guernsey ou Ilha de Man.

Alimentos proibidos

países da União Europeia tiveram surtos recentes da doençaPixnio

Segundo o jornal britânico, os produtos serão apreendidos e destruídos caso as pessoas tentem levá-los. Em casos graves, os viajantes poderão ser multados em até £ 5 mil (R$ 38,7 mil). A lista de produtos restritos inclui:

  • carne de porco;
  • carne bovina;
  • cordeiro;
  • carneiro;
  • cabra;
  • carne de veado;
  • outros produtos feitos com essas carnes, por exemplo salsichas;
  • leite e laticínios como manteiga, queijo e iogurte.

As pessoas podem levar até dois quilos de leite em pó infantil, comida infantil ou alimentos especiais necessários por razões médicas.

O último surto de febre aftosa no Reino Unido ocorreu em 2001. Embora houvesse apenas dois mil casos confirmados, mais de seis milhões de ovelhas, gado e porcos foram abatidos.

Isso ocorre porque cada um desses casos significou que todo o gado de uma fazenda foi morto e queimado.

Atualmente, fazem parte da União Europeia os seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letônia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Polônia, Portugal, República Tcheca, Romênia e Suécia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.