

Scott, o cão que superou maus-tratos e hoje é ‘guarda exemplar’ em Joinville – Foto: Márcio Falcão/NDTV
Vítima de maus-tratos, o cão Scott encontrou um novo propósito e um novo lar há cerca de um ano: a sede da Guarda Municipal de Joinville, no Norte catarinense. Desde então, o animal passou a integrar ações educativas e de aproximação com a comunidade, especialmente com crianças da rede municipal de ensino.
Descrito como dócil e vibrante, Scott é hoje considerado o “guarda exemplar” da corporação. O cão participa de projetos como o “Anjos da Guarda”, que leva agentes às escolas para atividades de integração com os alunos. As crianças conhecem o funcionamento da corporação, entram nas viaturas, vestem coletes e acompanham os truques executados por Scott.
“A gente fala que o Scott é o nosso guarda exemplar, é um show à parte. Toda vez que estamos com ele por perto, ele vira o centro das atenções”, afirma o comandante da Guarda Municipal, Gabriel Colin. “Temos usado bastante essa interação para fortalecer nossa presença junto à comunidade.”

Guarda municipal Vinicius Ulbrich, o cão Scott e o comandante Gabriel Colin – Foto: Márcio Falcão/NDTV
O treinamento do animal é baseado em técnicas de reforço positivo. “Utilizamos recompensas, geralmente alimentos, para reforçar os comportamentos desejados”, explica o guarda municipal Vinicius Ulbrich, responsável pelo acompanhamento diário de Scott.
Como o cão Scott chegou à Guarda Municipal de Joinville?

Cão encanta crianças e adultos por onde passa – Foto: Márcio Falcão/NDTV
A história do cão chegou à corporação por meio de uma indicação do CBEA (Centro de Bem-Estar Animal) da cidade, que identificou nele um perfil ideal para o trabalho junto à guarda.
Após passar por diferentes tutores, o animal foi acolhido pela equipe. “Acabou sendo amor à primeira vista. Entendemos que ele poderia contribuir com o nosso trabalho — e nós, com a vida dele. Foi uma forma de ressignificar a história do Scott”, diz Ulbrich.
“Guarda exemplar”
Além de auxiliar na aproximação com o público, o cão cumpre função simbólica dentro da instituição. “O Scott é o nosso elo de ligação. Ele atrai os olhares das crianças e desperta a curiosidade sobre o trabalho da guarda municipal”, conclui o comandante.
Ver essa foto no Instagram