Secretário explica como a meningite impacta a saúde e destaca importância da vacinação

vacinação
Foto: Thiago Paixão

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. A doença pode ser causada por vírus, bactérias ou fungos, e pode evoluir rapidamente, sendo considerada uma emergência médica. Em Feira de Santana, casos ainda são registrados todos os anos, o que reforça a importância da conscientização sobre sintomas, prevenção e formas de transmissão.

Em Feira de Santana, um professor, de 33 anos de idade, identificado como Davidson Souza Brito, faleceu no último dia 5 devido a meningite bacteriana, o que despertou um alerta sobre a doença. O secretário municipal de Saúde e médico, Rodrigo Matos, explicou ao Acorda Cidade como a meningite impacta a saúde e fez um alerta sobre a importância da vacinação.

Sintomas

Cefaleia (dor de cabeça), febre, náuseas e vômitos, rigidez de nuca, que varia de acordo com o tipo, são alguns sintomas. Segundo o Dr. Rodrigo Matos, em casos mais graves a pessoa pode apresentar sonolência, confusão mental, irritabilidade, em especial em bebês, que não vão ter os sintomas bem definidos.

Transmissão

Com relação a transmissão, o médico afirmou que varia de acordo com cada tipo de meningite.

  • Meningite por fungos (fúngica) – tem imunossupressão ou por conta de medicação ou por uma situação clínica.
  • Meningite bacteriana e viral – pode ser transmitida de pessoa para pessoa, então o contato com aerossóis é um fator que gera essa contaminação. Se a pessoa tem um contato próximo, os profissionais de saúde por exemplo, precisa muitas vezes fazer a medicação para bloquear esse tipo de contaminação.

Prevenção

A vacina é a forma mais eficaz de prevenir a doença. Rodrigo Matos explica que existem dois tipos de vacinas distribuídas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para meningite C.

rodrigo Matos fala sobre meningite
Secretário Rodrigo Matos | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“São duas doses entre 3 e 5 meses da criança e depois faz o reforço com 1 ano de idade podendo fazer até 5 anos incompletos. Tem também a vacina meningocócica ACWY que é para adolescentes e é apenas uma dose”.

O secretário destacou que a vacinação favorece não só contrair a doença, mas também evitar o óbito.

Problemas gerados pela meningite

Rodrigo Matos destacou ainda que a pessoa pode ficar com sequelas neurológicas e pode ficar totalmente incapacitada, em decorrência de uma meningite.

Grupos vulneráveis

Para os grupos vulneráveis, como os bebês, Rodrigo Matos destaca que a vacina é uma estratégia importante.

“Quando você tem contato com alguém que tenha meningite existem protocolos específicos porque depende de cada situação clínica para que se faça o bloqueio. Também é importante esclarecer o que é a doença, porque assim quando a pessoa tem o sintoma ela vai mais precocemente buscar o diagnóstico. Quanto mais tempo demora a inflamação sem cuidar, pode gerar uma sequela que pode ser irreversível”.

Onde buscar atendimento em Feira de Santana

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão preparadas para o atendimento em casos de meningite, conforme explicou Rodrigo Matos. “A equipe vai atender e com o exame físico e os testes, e assim é feito o diagnóstico da doença”.

Dados

Feira de Santana não tem muitos casos registrados de meningite. Porém o secretário de Saúde destaca os números da cobertura vacinal.

“Temos uma alta adesão com 98% da vacina nos primeiros meses de vida da criança. A dose de reforço está em 85,5%. Mas o que chama atenção é que nossa cobertura da vacina meningocócica ACWY, que está em 19%. Temos uma estratégia para fazer essa busca ativa com o público alvo de 10 a 14 anos”, afirmou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.