Conheça o Bembé do Mercado, aposta da Beija-flor para o Carnaval 2026

Conheça o Bembé do Mercado, aposta da Beija-flor para o Carnaval 2026
Foto: Reprodução: Instagram @bembedomercadooficial

A Beija-Flor de Nilópolis, atual campeã do grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro, anunciou nesta segunda-feira (14) o enredo com o qual pretende buscar o bicampeonato em 2026.

A agremiação vai homenagear o Bembé do Mercado, maior manifestação pública do candomblé no mundo, que acontece há 136 anos na cidade de Santo Amaro da Purificação, no recôncavo baiano.

A proposta do enredo é celebrar a força da ancestralidade negra e promover visibilidade à luta contra o racismo e a intolerância religiosa. O tema foi anunciado durante visita de uma comitiva da escola a Santo Amaro, onde integrantes da agremiação iniciaram a pesquisa para o desfile.

LEIA TAMBÉM:

O carnavalesco João Vitor Araújo, que está em seu terceiro ano na Beija-Flor, afirmou que a escola quer se conectar com a ancestralidade e a luta do povo preto.

A equipe de pesquisa é formada por Guilherme Niegro, Vivian Pereira e Bruno Laurato. Eles vão aprofundar o estudo junto a lideranças religiosas, historiadores e autoridades locais.

O que é o Bembé do Mercado, aposta da Beija-flor para 2026

Criado em 1889, um ano após a abolição da escravidão, o Bembé do Mercado é uma celebração de cinco dias que reúne mais de 60 terreiros de candomblé em rituais públicos e cortejos nas ruas de Santo Amaro. O ponto alto é o xirê, seguido de oferendas a Iemanjá e Oxum.

Além de ser uma manifestação religiosa, o evento é símbolo de resistência cultural afro-brasileira. Atualmente é reconhecido como Patrimônio Imaterial do Estado da Bahia pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O Bembé é considerado o único candomblé de rua do mundo e recebe milhares de pessoas todos os anos, entre adeptos de religiões de matriz africana, turistas e estudiosos.

Mais do que um espetáculo religioso, o Bembé se consolidou como uma bandeira de preservação das tradições afro-brasileiras, unindo história, fé e resistência. A luta contra o racismo e pela proteção dos terreiros e seus detentores é parte essencial da missão do evento — e agora, será também parte do desfile da Beija-Flor na Marquês de Sapucaí.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.