Tabata Amaral diz que não vai desistir de disputa em SP caso Datena seja lançado pelo PSDB: ‘a gente não vai recuar’


Cotado para vice de Tabata, o apresentador José Luiz Datena saiu do PSB e migrou nesta quinta (4) para o PSDB. Na filiação, ele não negou que será cabeça de chapa, mas afirmou que gostaria de ‘continuar caminhando’ em parceria com a pré-candidata do PSB. A deputada federal Tabata Amaral (PSB) ao lado de José Luiz Datena, que se filiou nesta quinta (4) ao PSDB.
Reprodução/TV Globo
Pré-candidata à Prefeitura de São Paulo, a deputada federal Tabata Amaral (PSB) disse nesta quinta-feira (04) que não pretende abandonar a disputa de 2024, caso o PSDB decida lançar o apresentador José Luiz Datena – recém filiado à legenda – como candidato na cidade.
Datena estava no PSB desde dezembro do ano passado e era cotado para ser vice de Tabata na corrida municipal. Mas o apresentador migrou nesta quinta para a sigla tucana, que estuda lançá-lo como cabeça de chapa na disputa pela prefeitura da capital paulista.
Clique aqui para se inscrever no canal do g1 SP no WhatsApp
No evento de filiação, Datena afirmou que gostaria de caminhar ao lado de Tabata, mas não descartou uma candidatura própria quando questionado pela imprensa (veja mais abaixo).
Diante do cenário, Tabata Amaral, que participou da filiação a convite de Datena, afirmou que inicia um período de longas conversas com os tucanos para que o apresentador continue vice dela, em aliança dos dois partidos, mas que não vai desistir de concorrer caso um acordo não seja fechado entre as duas siglas.
“O nosso projeto está firme e forte, não vai ser retirado. A decisão da candidatura aqui em SP não é só da Tabata. É de todo um time que envolve Marcio França, Geraldo Alckmin. E claro que eu quero contar cada dia com mais apoio. Me honraria muito ter o Datena nessa posição de vice, ter o PSDB nessa construção com a gente, mas é importante ressalta que esse é um projeto do PSB, que está sendo colocado na rua há muito tempo e a gente não vai recuar”, afirmou.
A deputada federal Tabata Amaral (PSB), pré-candidata à Prefeitura de SP.
Reprodução/TV Globo
Questionada se estava preparada para enfrentar Datena num possível primeiro turno, caso PSDB e PSB não entrem em acordo, Tabata disse que “tem que estar preparada para tudo na vida”.
“A gente tem que estar preparado para absolutamente tudo quando vêm à vida. Agora, o que sei é que tenho uma conversa muito bacana com o PSDB e com o Datena. Esse é um projeto coletivo, foi uma candidatura coletiva, e é nesse rumo que estamos caminhando”, completou.
Xadrez eleitoral
O apresentador José Luiz Datena deixa o PSB e se filia ao PSDB em evento em SP nesta quinta (4).
Reprodução/TV Globo
Segundo o presidente municipal do PSDB em São Paulo, José Aníbal, a decisão de migração de Datena para o ninho tucano foi tomada na noite desta quarta (3), por volta das 23h, depois de muita conversa entre o apresentador e as lideranças dos dois partidos.
Na filiação, o apresentador brincou na hora de assinar a ficha de filiação com o fato de ter mudado onze vezes de partido que já teve nos últimos anos, sem nunca se lançar realmente na política.
“Sim [serei candidato]. Mais claro que a luz que está ligada aqui é impossível. Eu já disse que o meu foco era o Senado. O que vai acontecer, vai acontecer”, afirmou.
Questionado se será ou não cabeça de chapa, Datena se esquivou de uma decisão definitiva sobre o assunto.
“A minha vontade é estar do lado da Tabata sempre, porque ela é uma pessoa fantástica e maravilhosa. Agora estou num partido que está conversando com o que era meu partido. Eles que continuem conversando e que definam. Tem que perguntar mais para os dirigentes dos partidos. Eles que me colocaram lá [no PSB] e aqui [PSDB]. Então, eles que respondam…”, afirmou.
Datena se filia ao PSDB em evento em SP
Rodrigo Rodrigues/g1
“Essa é uma movimentação de coligação partidária. Ah, o futuro à Deus pertence? Claro que o futuro à Deus pertence. Amanhã eu posso não estar aqui. Espero que esteja. Mas eu já tive tanto problema [de saúde] que tô fazendo hora extra enorme”, declarou.
“Se o movimento foi feito para permanecer do jeito que estava, a probabilidade de que continue do jeito que estava é muito grande. Mas o futuro a Deus pertence. Agora, não depende só de nós [Datena e Tabata]. Não sei como o PSB vai encarar essa mudança de partido. A coligação partidária pretende que se mantenha na coligação. Mas como disse o velho poeta: ‘enquanto dure’, completou Datena.
O presidente do PSDB, José Aníbal, também ficou em cima do muro e afirmou que ainda há muito tempo até a eleição de outubro para as duas legendas tomarem uma decisão.
“A eleição é daqui a seis meses. Tem muito tempo para a gente conversar, dialogar e convergir para o interesse de São Paulo, que é romper essa polarização [entre o petismo e o bolsonarismo]. É preciso que haja uma oxigenação do cenário político brasileiro e as pessoas desejam isso.
Datena e José Aníbal assinam ficha de filiação do apresentador ao PSDB.
Reprodução/TV Globo
Adicionar aos favoritos o Link permanente.