

Adeus aos caixas eletrônicos convencionais! Um novo jeito de sacar dinheiro está chegando – Foto: Eduardo Soares/Unplash/ND
A forma como sacamos dinheiro está prestes a passar por uma grande mudança desde a chegada dos caixas eletrônicos.
Em vez de máquinas antigas e limitadas, uma nova rede com tecnologia atual promete trazer praticidade, rapidez e taxas desnecessárias zeradas. O sistema já está sendo instalado na Europa e pode ser o futuro do dinheiro em espécie no mundo.
Uma revolução silenciosa no jeito de sacar dinheiro
Enquanto o mundo se digitaliza, há quem prefira pagar com dinheiro em espécie, o chamado “dinheiro vivo”. Porém, isso não significa que a tecnologia fica de fora.
A chegada de caixas eletrônicos inteligentes marca uma nova fase no acesso ao dinheiro, com menos filas, mais agilidade e custos menores.
França dá o primeiro passo com nova rede bancária
Os bancos franceses BNP Paribas, Société Générale e Crédit Mutuel uniram forças e criaram a rede Cash Services, que visa substituir os caixas eletrônicos tradicionais por 7 mil unidades modernas até 2026.
Embora ousada, a proposta já começou a sair do papel, com mil máquinas previstas até o fim do primeiro semestre deste ano.

O futuro do saque é mais simples do que você imagina – Foto: Freepik/ND
Mesmo com o avanço digital e novas modalidades como Pix, o uso de dinheiro ainda é comum para pessoas de baixa renda, especialmente idosos. Por isso, os novos equipamentos foram pensados para manter uma aparência familiar.
Com interface intuitiva e tela touch, elas também permitem depósito e saque de dinheiro, cheques e outros serviços bancários, tudo isso sem a necessidade de ir até uma agência.
Sem taxas e com mais liberdade para o cliente
Uma das principais vantagens dos caixas eletrônicos inteligentes é o fim das taxas por saques, e a facilidade em sacar valores fora do banco de origem.
Agora, todos os clientes da rede poderão usar qualquer terminal, sem pagar a mais por isso. É praticidade real no acesso ao dinheiro, onde e quando precisar.
Será o fim definitivo dos caixas antigos?
A tendência é clara: os tradicionais caixas eletrônicos estão com os dias contados. Mas especialistas alertam que a centralização de serviços em uma única rede pode afetar a concorrência.

Bancos criam solução para facilitar o acesso ao dinheiro físico – Foto: Nick Pampoukidis/Unsplash/ND
De qualquer forma, o movimento aponta para um novo modelo de acesso ao dinheiro mais eficiente, democrático e tecnológico.