Sem otorrino, hospital Mário Gattinho é alvo de reclamações em Campinas: ‘chega a ser vergonhoso’


Os hospitais referência na especialidade são os hospitais Ouro Verde e PUC Campinas, mas município admite lotação. Hospital pediátrico de Campinas sofre com falta de otorrinolaringologista
A falta de um médico especializado em otorrinolaringologia no Hospital Pediátrico Mário Gattinho gerou reclamações das mães de pacientes na manhã desta segunda-feira (29) em Campinas. Em um dos casos, um bebê de 2 meses internado desde o dia 20 de dezembro com bronquiolite, pneumonia e laringite aguardou o especialista por semanas, mas sem sucesso.
“Ele precisa passar por um otorrino para o otorrino avaliar a garganta dele e saber o que está acontecendo. [A falta do especialista] é um descaso, chega a ser vergonhoso”, afirmou a mãe do bebê, Ingrid Caroline Dias da Costa.
Procurada pela EPTV, afiliada da Globo, o município informou em nota que a criança seria transferida ainda nesta segunda para o Hospital Ouro Verde e “passaria por avaliação da equipe de otorrino da unidade para a determinação do procedimento que será feito e quando será realizado”.
Mário Gattinho não tem otorrino, diz município
Sobre a falta de otorrinolaringologista no Mário Gattinho, as mães foram informadas pela equipe do hospital que a pediatra da unidade com essa especialidade está de licença maternidade e, até o momento, a Prefeitura não colocou um substituto.
O município, no entanto, afirmou que nem o Hospital Municipal Mário Gatti e nem o Mário Gattinho possuem serviço em otorrinolaringologia. “As referências nessa especialidade no SUS Municipal são hospitais Ouro Verde e PUC-Campinas”.
Questionada se não era então necessário contratar o especialista para a unidade, a Prefeitura alegou que não há demanda suficiente para manter um especialista na unidade.
“As necessidades de urgência e emergência em otorrino não são grandes, então para manter um otorrino de plantão o tempo todo não existe demanda necessária para um hospital do porte do Mário Gattinho, mas nossa equipe de pediatria dá conta das necessidades emergenciais”, afirmou Carlos Arca, diretor do hospital.
Hospital Mário Gattinho, em Campinas (SP)
Prefeitura de Campinas/Divulgação
Arca admitiu que há uma pediatra no Mário Gattinho que tem especialidade em vias aéreas e presta assistência especializada quando necessário, mas confirmou que ela está em licença maternidade.
“Infelizmente, nós não temos um segundo profissional habilitado nessa área aqui neste momento, mas temos dentro do hospital Ouro Verde profissionais tão gabaritados quanto para fazer os procedimentos”.
Demora na transferência
Sobre a alegações das mães que as transferências para o Ouro Verde demoram, Carlos Arca afirmou que os setores de pediatria do município têm enfrentado uma lotação devido a doenças respiratórias.
Apesar do município alegar baixa demanda, a reportagem da EPTV encontrou outra mãe reclamando da falta de otorrino pediatra. Natali Lopes tem dois filhos que precisam passar pelo especialista, mas também tiveram a informação que teria que recorrer ao hospital Ouro Verde.
“Não tem condição dos nossos filhos saírem de um hospital e irem para outro por causa de um otorrino, sendo que o Mário Gattinho pode ter um otorrino aqui”.
Nota na íntegra do Mário Gattinho
A Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar informa que a criança será transferida nesta manhã para o Complexo Hospitalar Prefeito Edivaldo Orsi (Ouro Verde) e passará por avaliação da equipe de otorrino da unidade para a determinação do procedimento que será feito e quando será realizado.
Informa também que o Hospital Municipal Mário Gatti e a Unidade Pediátrica Mário Gattinho não possuem serviço em otorrinolaringologia. As referências nessa especialidade no SUS Municipal são hospitais Ouro Verde e PUC-Campinas.
O Mário Gattinho tem uma pediatra no pronto-socorro infantil com especialização em vias aéreas e que colabora quando existe necessidade de tratamento de estenose traqueal. São, em média, duas crianças por mês que precisam de avaliação da necessidade de dilatação de traquéia.
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.