Estudantes da UnB fazem ato nesta terça (15) em apoio a Glauber Braga

Estudantes da Universidade de Brasília (UnB) realizam, nesta terça-feira (15), um ato na Câmara dos Deputados em solidariedade ao deputado federal Glauber Braga (Psol-RJ), que está em greve de fome desde o último dia 9. A manifestação ocorre no Anexo 2, Plenário 5 das Comissões, a partir das 12h, e integra a mobilização nacional Glauber Fica.

O parlamentar iniciou o protesto após o Conselho de Ética da Câmara aprovar, por 13 votos a 5, o pedido de cassação de seu mandato. A medida é vista por seus apoiadores como uma forma de retaliação à postura combativa no Legislativo, especialmente após denúncias envolvendo o orçamento secreto.

Além do apoio à greve de fome, o objetivo da mobilização  é pressionar para que o recurso a favor do psolista, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário da Câmara, não seja rejeitado.

O ato desta terça é organizado pelo Diretório Central dos Estudantes Honestino Guimarães da UnB (DCE/UnB), com apoio de coletivos de juventude do Partido Socialismo e Liberdade (Psol), do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e do Levante Popular da Juventude.

Segundo Isabela Rocha, coordenadora do DCE/UnB e integrante do coletivo Juntos, são esperados entre 50 e 80 estudantes no ato. Ela destaca a preocupação do movimento estudantil com a escalada da extrema direita no país. “Os ataques ao Glauber nos preocupam muito. É uma tentativa clara da extrema direita e do centrão de silenciar um deputado que não titubeou em denunciar o orçamento secreto e tudo que significa a extrema direita no Congresso”, afirmou.

Para Cíntia Isla, do Levante Popular da Juventude, o caso do parlamentar também simboliza um alerta para o avanço da extrema direita. “Percebemos uma direita articulada, organizada e muito à vontade para avançar contra nós, contra os nossos direitos, contra as nossas existências. Isso está presente em diversos espaços, não é uma realidade isolada.”

Isla também ressaltou o histórico do parlamentar como aliado do movimento estudantil: “Ao longo de todos os mandatos, o deputado sempre se mostrou um aliado fundamental do movimento estudantil e do povo brasileiro.”

A coordenadora do DCE/UnB, Isabela Rocha, reforça a importância da mobilização: “É preciso que os estudantes massifiquem essa luta, porque só assim teremos força para barrar esse ataque.”

Apoio feminista

Antes da mobilização dos estudantes, às 8h30, a Marcha Mundial das Mulheres no DF também realiza uma atividade de apoio ao parlamentar, com concentração na entrada do Anexo 3 da Câmara dos Deputados. “Mais que a defesa do mandato do deputado Glauber Braga, está em jogo a defesa da democracia”, destacou o movimento em nota.

Estado de saúde

Nesta segunda-feira (14), às 19h, o deputado Glauber Braga completou 139 horas em greve de fome. “De acordo com as recomendações médicas, Glauber está ingerindo isotônico e soro, além de água. A preocupação com as condições de
saúde do parlamentar aumenta a cada hora, visto que Glauber já começou a apresentar sinais de fraqueza”, diz a nota.

Nesta segunda, durante o dia, o deputado recebeu a ministra Macaé Evaristo (Direitos Humanos) e parlamentares municipais, federais, que manifestaram solidariedade. À noite, apoiadores do mandato realizaram uma roda de samba em solidariedade ao parlamentar.

Glauber Braga permanece em greve de fome no Plenário 5 da Câmara dos Deputados, onde aguarda a decisão sobre seu processo de cassação.

:: Receba notícias do Distrito Federal no seu Whatsapp ::

Adicionar aos favoritos o Link permanente.