• New Page 1

    RSSFacebookYouTubeInstagramTwitterYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTubeYouTube  

Policiais militares que agrediram cadeirante durante abordagem a jovem em Piracicaba são afastados


Militares usaram cassetete contra jovem, entraram na casa e deram chute no pai dele, que é cadeirante. SSP diz que conduta não condiz com os protocolos operacionais da PM. Políciais são flagrados agredindo um homem cadeirante dentro de uma casa em Piracicaba
A Secretaria de Segurança Pública (SSP) de São Paulo confirmou o afastamento dos policiais que agrediram um jovem e seu pai, que é cadeirante, durante uma abordagem em Piracicaba (SP). O caso aconteceu na segunda-feira (1º), no bairro Cantagalo, e moradores gravaram parte das agressões.
📲 Acesse a nova comunidade do g1 Piracicaba e fique por dentro das notícias da região
As imagens divulgadas nas redes sociais por moradores mostram os policiais da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) atingindo o jovem de 21 anos com um cassetete e usando o taser nele. Outro vídeo mostra um policial chutando o pai do jovem, um cadeirante, e empurrando um armário contra ele (assista acima).
A Polícia Militar já tinha aberto um Inquérito Policial Militar (IPM) parar apurar a conduta dos agentes. Nesta quarta-feira (3), a SSP confirmou que eles foram afastados. O inquérito continua em andamento.
“A Secretaria da Segurança Pública ressalta que a conduta dos policiais envolvidos na ação de Piracicaba não condiz com os protocolos operacionais da PM, razão pela qual foram afastados das atividades operacionais.”
Vídeos mostram policiais agredindo cadeirante durante abordagem a jovem em Piracicaba
Reprodução/EPTV
O caso
Segundo o boletim de ocorrência, o jovem de 21 anos estava com amigos em frente à casa em que mora, quando viu um conhecido ser abordado por policiais. Ele teria se aproximado para ver o que aconteceu, quando começou a confusão.
De acordo com o relato do rapaz, os policiais pediram para que saísse do local, mas ele questionou a ordem, pois era um local público. Já na frente da casa dele, houve uma discussão. O vídeo gravado por moradores mostra o homem levando golpes de cassetete. Ele entra em casa na sequência e os policiais vão atrás.
Dentro do imóvel, o pai do homem, que é cadeirante, grita para que os policiais parem as agressões e questionam o motivo da abordagem. A confusão aumenta até que o cadeirante dá um empurrão em um dos policiais, que reage com um chute e empurra um armário em cima dele.
Após a ocorrência, os policiais militares levaram o jovem até uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e depois para a delegacia, onde o caso foi registrado como desacato e resistência.
O que diz a PM
A Polícia Militar informou, em nota na terça-feira (2), que o homem foi agressivo e xingou os policiais enquanto eles abordavam uma motocicleta suspeita no bairro. Os agentes tentaram contê-lo, mas o homem teria resistido e tentado fugir.
Ainda conforme a corporação, durante a tentativa de algemamento, familiares interferiram na ação, hostilizaram a equipe e tentaram impedir a prisão. “Foi necessário o uso de força física para garantir a segurança da equipe e efetuar a prisão do indivíduo.”
O g1 questionou a PM sobre a violência durante a abordagem e a corporação informou que ao ter acesso às imagens instaurou uma Portaria de Inquérito Policial, com a finalidade de apurar as circunstâncias dos fatos.
VÍDEOS: Tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias da região no g1 Piracicaba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.