Maracatu Nação Noronha abre carnaval de Fernando de Noronha com desfile no Sábado de Zé Pereira


Grupo também se apresenta no dia 11 de fevereiro, o domingo de carnaval. Outra atração da folia é o bloco Unidos da Ilha. Maracatu Nação Noronha se apresenta em Fernando de Noronha, em imagem de arquivo
José Martins/Acervo pessoal
O Maracatu Nação Noronha esquenta os tambores para o carnaval deste ano em Fernando de Noronha. A direção da agremiação confirmou o desfile pelas ruas no Sábado de Zé Pereira, dia 10 de fevereiro, na abertura da folia na ilha, e a apresentação em 11 de fevereiro, no polo da festa, na Vila dos Remédios.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 PE no WhatsApp.
Há 24 anos, o maracatu participa do carnaval de Fernando de Noronha. O grupo foi criado pela produtora cultural Ana Martins, conhecida como Dona Nanete , que morreu em fevereiro de 2020. A família seguiu o legado da matriarca.
“Nós sempre dedicamos as apresentações a Dona Nanete, a idealizadora de tudo. A família se dividiu para manter as manifestações culturais que ela fazia. É muito trabalhoso, mas tradição não pode morrer. O grupo é, além de tudo, de acolhimento. É para aprender e se divertir”, disse a diretora da agremiação, Dora Costa, filha de Dona Nanete.
Ao longo do ano, são promovidas oficinas de percussão e dança, às terças, às quintas e aos sábados. Os ensaios acontecem à noite, no Centro Cultural Dona Nanete, localizado no Sitio Histórico do Cachorro. Na semana que antecede a folia, a programação de ensaios é diária.
A concentração para o desfile do Maracatu Nação Noronha no Sábado de Zé Pereira começa às 21h, em frente ao Posto Saúde da Família (PSF).
O cortejo segue pela BR-363, passa pelo bairro da Floresta Nova e pelo Bosque Flamboyant até chegar ao polo do carnaval, na Vila dos Remédios. É nesse palco montado na Praça São Miguel, que o maracatu se apresenta no domingo (11), em horário a ser divulgado pela Administração da Ilha.
Unidos da Ilha
Outra agremiação criada por Dona Nanete foi o bloco Unidos da Ilha, que mistura samba, frevo e maracatu. O desfile em 2024 também está confirmado e acontece no dia 12 de fevereiro, a segunda-feira de carnaval.
A concentração está marcada para as 16h, na Praça da Vila do Trinta. O bloco vai passar pela BR-363 e seguirá para a Vila dos Remédios.
“A cultura popular tem que ser contínua. Nós não enterramos com mamãe o legado dela. Isso não seria bom para a saúde mental de Fernando de Noronha. A semente cultural foi plantada por Dona Nanete e nós seguimos o trabalho. Nós também contamos com apoio do Projeto Golfinho Rotador, que colabora para garantir nossos desfiles”, declarou Dora Costa.
O g1 entrou em contato com a Administração de Fernando de Noronha para saber qual é a programação oficial do carnaval na ilha, mas não obteve resposta até a última atualização desta reportagem.
VÍDEOS: mais vistos nos últimos 7 dias em Pernambuco
Adicionar aos favoritos o Link permanente.