Baixada Santista começa a aplicar a vacina contra a gripe em pessoas acamadas; veja o que fazer em cada cidade


Guarujá, São Vicente, Santos, Cubatão, Itanhaém e Praia Grande realizam a campanha de vacinação em domicílios de pessoas acamadas. Campanha de vacinação atende pacientes acamados em cidades da Baixada Santista, no litoral de São Paulo.
Divulgação/Hygor Abreu/Prefeitura de Guarujá
A Baixada Santista, no litoral de São Paulo, participa da campanha nacional de vacinação contra a gripe (Influenza) até 31 de maio. A programação atende, inclusive, pessoas acamadas que não podem se locomover à uma unidade de saúde para receber o imunizante.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Santos no WhatsApp.
São considerados pacientes acamados aqueles que necessitem de cuidados de saúde dentro de sua residência e que possuem dificuldades de locomoção. As cidades da região que aplicam o imunizante em domicílio são Guarujá, São Vicente, Santos, Cubatão, Itanhaém e Praia Grande.
Veja abaixo como agendar a vacinação em domicílio em cada cidade:
Santos
Moradores de Santos podem ter acesso à vacinação em domicílio para pessoas acamadas até 15 de abril. O familiar ou cuidador deve realizar a inscrição na policlínica de referência do endereço do paciente acamado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
É preciso apresentar um documento com foto do paciente, comprovante de residência e laudo médico. Além do imunizante contra a gripe, pode ser agendada em domicílio a vacina contra a Covid-19.
Pacientes da Seção de Atendimento Domiciliar da Prefeitura de Santos não precisam se cadastrar, pois já estão automaticamente contemplados. Aos demais pacientes, é necessário cadastro, mesmo que já tenham sido atendidos em anos anteriores.
Guarujá
A Prefeitura de Guarujá iniciou a vacinação contra a gripe em pacientes acamados na última segunda-feira (1). A vacinação para este público prosseguirá até 30 de abril. Responsáveis ou cuidadores de acamados que são atendidos pela Secretaria Municipal de Saúde da cidade, na Estratégia de Saúde da Família (ESF), devem procurar a unidade mais próxima.
Aos pacientes fora da área de cobertura da ESF, a imunização em domicílio pode ser agendada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Serviço de Internação e Atendimento Domiciliar (Siad), na Rua Buenos Aires, 226, na Vila Maia.
É necessário apresentar RG, CPF, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e documento de identidade do cuidador do paciente.
Itanhaém
Para agendamento de vacinação em domicílio para acamados em Itanhaém é necessário entrar em contato via telefone com a Unidade de Saúde da Família (USF) de referência para que seja agendada a vacinação.
Os agendamentos podem ser realizados até o fim da campanha nacional de vacinação, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16h, presencialmente na USF mais próxima ou por meio dos telefones informados neste link. Deve-se apresentar cartão do SUS e documento de identificação.
Cubatão
De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Cubatão, os responsáveis por acamados atendidos pela rede municipal devem procurar a unidade de saúde mais próxima para realizar agendamento até o dia 31 de maio.
É necessário apresentar documento de identificação do paciente acamado. A solicitação pode ser realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Praia Grande
Segundo a Prefeitura de Praia Grande, pacientes acamados atendidos em uma das 30 Unidades de Saúde da Família (Usafas) da cidade devem aguardar a equipe de saúde em suas residências para aplicação das vacinas.
Responsáveis ou familiares de pacientes que ficaram acamados recentemente, que não possuem cadastro ou nunca foram atendidos em uma Usafa devem procurar a unidade mais próxima de sua residência, realizar o cadastro e aguardar a vacinação em casa.
O agendamento pode ser realizado até o fim da campanha nacional, em 31 de maio. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.
São Vicente
A vacinação contra a gripe para pacientes acamados de São Vicente ocorre por meio do programa Melhor em Casa. A vacinação para este público na cidade ocorre até 31 de maio.
Responsáveis por pacientes acamados da cidade podem solicitar a vacinação em domicílio por meio do telefone da Diretoria de Atenção Básica (13) 3569-5714 ou presencialmente na unidade de saúde mais próxima. É necessário informar o CPF.
VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos
Adicionar aos favoritos o Link permanente.